Prosseguimos o visto na primeira mensagem sobre este edifício colocado ao centro do topo sul do recinto do Hospital Miguel Bombarda, actual Central. Foi construido cerca de 1911 e foi demolido em 1964. A maioria destas fotos vem de http://www.arquitecturasdasaude.pt (damenia) e são aqui reproduzidas com a devida vénia. Esse site chama-lhe pavilhão central mas penso ser mais correcto, tendo em conta o desenvolvimento posterior do hospital para norte, chamar-lhe principal.
Edifício principal nos anos 20 em duas vistas para nordeste |
Na FOTO 5 desta mensagem tinhamos outra foto da avenida na mesma altura e em que se via melhor a sua parte central. Essa foto foi tirada no cruzamento do "1908" e ao fundo aparecia o edifício principal que vemos nesta mensagem.
Outra foto tirada da praceta para a fachada principal
(cópia que esteve à venda no site delcampe.net)
|
Arcada do rés do chão da frente do edifício. |
Para a direita da foto de cima vê-se a praceta com uma palmeira ao centro e mais para diante as árvores ao centro da avenida Pinheiro Chagas.
Passamos agora para as traseiras do edifício principal do hospital vendo-se mais ou menos na mesma altura o interior = norte do recinto. Primeiro uma vista para oeste = poente a partir dum ponto relativamente próximo do limite leste = nascente do recinto:
Carmesim: edifício principal visto de traseira e lado nascente = leste Laranja e Roxo: dois edifícios de que não sei a função mas o laranja é este Azul: residência do Director do Hospital, o actual 1908 2 e 2''': duas enfermarias |
Laranja e Roxo: dois edifícios de que não sei a função Azul: residência do Director do Hospital, o actual 1908 Outros edifícios: Vermelho: primeira enfermaria (quartos de 1a classe) Amarelo: Laboratório, actual Oncologia. |
Comentários