Hospital Miguel Bombarda de Lourenço Marques - Lavandaria dos anos 40

Continuamos a seguir edifícios e serviços antigos do Hospital Miguel Bombarda de Lourenço Marques (LM) depois Hospital Central de LM e agora de Maputo. 

A primeira foto vem de http://www.arquitecturasdasaude.pt e é aqui usada com a devida vénia. Segundo esse trabalho esta bela construção técnica em estilo modernista foi a lavandaria do hospital construída nos anos 40. Recordo que a primeira lavandaria talvez tivesse sido o edifício mencionado aqui que ficava para o centro de recinto.
Pavilhão de três modulos com telhado em forma de dente de serra
Na lista do SIPA genéricamente para o período em que este edifício foi construído aparece em 1939 a construção da casa das caldeiras. Pode ser outra denominação dada a este edifício (caldeiras para desinfectar a roupa a quente?) mas ficamos sem o saber exactamente. 
Podemos ver nas fotos seguintes a localização do edifício numa zona periférica que foi sendo reservada para serviços técnicos e auxiliares do Hospital. Podemos daí dizer pela forma do telhado e posição das chaminés que a foto de cima foi tirada de dentro do recinto do hospital para nordeste, o que quer dizer que a vedação de que se vê um pouco à direita na foto de cima era a exterior do recinto. 

Primeiro, uma foto panorâmica de cerca de 1940-42:
Amarelo: Lavandaria com três módulos
Verde claro: Av. General Botha, antiga Rua do Telégrafo, actual Nduda
Rosa: Av. 31 de Janeiro, actual Neto, sem edifícios hospitalares deste lado
Castanho: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Agora, uma montagem com duas fotos panorâmicas da segunda metade dos anos 60 em que a lavandaria existia ainda:
Verde claro, rosa e amarelo: como em cima
Vermelho: Urgências/Reanimação já construido
Castanho: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Azul: Escola de Enfermagem de 1966
Como já se explicou Pediatria construida entre o final dos anos 60 e o início dos 70s veio ocupar o espaço para a esquerda da Escola de Enfermagem e assim a lavandaria terá sido demolida no final dos anos 60.
Nas foto da esquerda da montagem de cima, para a esquerda ou sul donde esteve a lavandaria a Av. Nduda desvia-se da linha recta e flecte um pouco para o lado de cá (para leste = nascente). Junto à avenida existem por aí mais pavilhões do Hospital e esse canto foi tratado, um pouco genéricamente, nesta mensagem.

Comentários