Tratamos ainda da visita do presidente da República Portuguesa Almirante Américo Tomás a Moçambique em 1964. Veremos imagens em Lourenço Marques, actual Maputo de acontecimentos de carácter civil em vários locais conhecidos da cidade.
Almirante Tomás aclamado no recinto do porto |
Tomás tinha acabado de passar em frente a um dos pavilhões do grande complexo oficinal do Porto e Caminhos de Ferro que destacamos em duas vistas para sudeste. Na primeira foto vê-se ainda o estuário no canto superior direito, zona que na segunda foto, por isso posterior, se nota que tinha sido aterrada e que os trabalhos estavam em finalização.
Castanho: o pavilhão das oficinas frente ao qual Tomás tinha passado |
Agora duas imagens de uma festa desportiva escolar no estádio Paulino dos Santos Gil do Desportivo (ver nas três primeiras imagens).
Vista para sul-sudeste a partir da tribuna na bancada central no momento da saudação presidencial |
Vista para sul-sudeste a partir do canto noroeste do campo. |
Para harmonisar a localização das duas fotos de cima reparar na torre de iluminação e no trio de bandeiras do lado da bancada leste.
Para finalizar imagens de Américo Tomás no edifício da Universidade que já conhecemos por ser partilhado com a sede dos organismos de coordenação económica.
Sessão solene no salão nobre do prédio actualmente do Ministério do Comércio e Indústria e da sucessora da Universidade de LM |
Havia neste salão um triptico de bronze e o seu elemento central e mais largo que ficava por trás do Almirante Tomás nesta foto tinha sido tapado para esta cerimónia (talvez por consideradas imoralidades).
Neste âmbito civil já tinhamos visto imagens de Tomás no Liceu António Enes (aí na FOTO 3) e na parada na Baixa (aí na terceira foto).
A maioria destas fotos são disponibilizadas pela Biblioteca Digital da Memória de África através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África.Neste âmbito civil já tinhamos visto imagens de Tomás no Liceu António Enes (aí na FOTO 3) e na parada na Baixa (aí na terceira foto).
Comentários