Mais sobre os Serviços Municipalizados de Viação (SMV) de Lourenço Marques

Segundo o site da TPM que releva os seus 80 anos de existência, a primeira empresa de Transportes Públicos Urbanos de passageiros da cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo foi criada em 1936 pelo industrial privado Paulino dos Santos Gil. A frota era composta por 16 autocarros em substituição dos carros eléctricos que tinham parado de circular nesse ano. O site da TPB diz que essa primeira companhia passou para a tutela da Câmara Municipal com a designação de Serviços Municipalizados de Viação (SVM) na década de 50. Mas deve haver engano ou a situação ser mais complexa do que parece pois como vimos no artigo anterior em 1936 a câmara contraiu um empréstimo para a aquisição dos 16 autocarros e sabemos que em 1943 já existiam os SMV.
No Facebook Alto-Maé foi publicada a foto dum autocarro (machimbombo em vernáculo laurentino) em reparação imprevista na zona do Ponto Final, que seria perto do hangar dos SMV agora TPM.

FOTO 1
Machimbombo dos antigos SMV com o número 1,
com a devida vénia ao Facebook Alto-Maé
Noto que tem cortinas de correr de madeira, neste caso todas deste lado colocadas de meio para baixo.
Membros do grupo dizem que este machimbombo tinha o número 1 porque a sua linha era a 1 entre a Baixa da cidade e a praia da Costa do Sol (ver aí dois mais recentes na segunda foto), trajecto plano para ser poupado às subidas. Fico no entanto na dúvida se o 1 vem da linha ou de ser o primeiro da cidade como explicarei a seguir. De qualquer maneira é um detalhe e esse 1 actual é um painel recente sem valor histórico.
Seguem-se duas fotos recolhidas por Emídio Gardé dum antigo site dos TPM com o dito primeiro machimbombo de LM no hangar dos SMV.

FOTOS 2
Machimbombo número 1 de frente e de lado
Para comparar as FOTOS 1 e 2 temos a dificuldade de mostrarem lados opostos, com e sem a porta traseira. Quanto à matrícula, na FOTO 1 parece ser 28 06 e na FOTO 2 pode ser 28 64, mas também pode ser igual nos dois casos. Mas genéricamente parece ser o mesmo veículo com excepção da grelha do motor, o que pode ter resultado de reparação recente pouco cuidadosa. Como também assumo que veículos destes serão uma raridade, acho que na FOTO 1 temos o autocarro da FOTO 2 em circulação mas se não for também não tem muita importância.

Um membro do FB A-M deu uma informação preciosa dizendo que o machimbombo da FOTO 1 era da marca alemã Büssing. Podemos então tentar comparar Büssings na Europa antes e/ou durante a segunda Guerra Mundial com os autocarros antigos de LM.



FOTO 3
Autocarro Büssing com tropas alemãs na segunda Grande Guerra
Constata-se que o da FOTO 3 não é exactamente igual aos dos SMV mas a frente pode-se dizer que é a mesma da FOTO 2. A dificuldade de comparar autocarros é que nem sempre a carroceria é feita pela fábrica dos motores e chassis pelo que aparecem carrocerias diferentes para a mesma referência do fabricante principal. Pela ligação clicando na palavra Büssing pode ver muito mais fotos de modelos semelhantes aos de LM nos anos 30/40. 

FOTO 4
Única foto que temos de machimbombo dos SVM em 1943, 
posterior à primeira encomenda dos 16 veículos
Partindo da informação do membro do grupo e comparando com os vários modelos da Büssing, o da FOTO 4 parece-me semelhante ao da FOTO 3 olhando para a forma do corpo avançado do motor, para a junta muito saliente entre ele e a cabine e para a posição dos faróis sobre os guarda lamas. Mas no final de contas todos os autocarros duma certa época são mais ou menos parecidos e por aqui não posso confirmar se nas fotos dos SMV que vimos acima se trata sempre dum Büssing e se será do mesmo modelo. 
Para terminar duas recordações mais recentes dos SMV:


FOTO 5
Passe dos SMV de 1956 recentemente à venda no OLX
FOTO 6
Sinal numa antiga paragem dos SMV junto à Vila Algarve

Comentários

Unknown disse…
amigos trabalhei nos SMV DE 1953 A 1955 ano que fui incorporado nos serviços militares,,,esquadrão de cavalaria,,,tenho a informar,,,que o machibombo numero um,,era um marreco da marca MAKK,,,,,que aqui não aparece,,,os BUSSING eram os que faziam as restantes carreiras,,,depois vieram os GUIS,,os lEILAND,,,e outras marcas,,,mais informo que trabalhava no turno da noite nas oficinas,,e seguia para a praia no primeiro autocarro que saia do hangar perto da 7 horas,,,,portanto tenho pena de não voltar a ver o meu MAKK,,,e obrigado a quem nos faz lembrar ,,,pela positiva o meu passado
Rogério Gens disse…
Caro leitor: Obrigado pela informação preciosa de que me parece se pode dizer duas coisas: a. que o "1" que circula agora como sendo tal não era o "1" original, um MACK; b. que o "1" actual é um Bussing. Fez-me também recordar os GUY (https://en.wikipedia.org/wiki/Guy_Motors), os LEYLAND já eram mais recentes. Quanto ao MACK é capaz de aparecer nalgum dos artigos, pode procurar pela etiqueta "machimbombos"
https://housesofmaputo.blogspot.com/search/label/machimbombos
e particularmente ver esta foto https://1.bp.blogspot.com/-7kSE0MSUmTM/VyOA2C5uX8I/AAAAAAAAYOM/VgvvRBUlu4w3nzjHVLXeyWKZxG9ORJcFACLcB/s1600/1930s%2Bqm%2B368_001%2Bps%2Bcom%2Bmarcas.jpg.
Se o encontrasse seria interessante que o assinalasse aqui para conhecimento geral. Cumprimentos
Unknown disse…
Havia ainda os famosos AEC com csixa semi automática.
O sector de mudanças era uma caixa pequena com uma pequena alavanca.
O motorista metia a mudança e só depois de carregar na embraiagem e que engrenava a mudança escolhida.