Segundo o site da TPM que releva os seus 80 anos de existência, a primeira empresa de Transportes Públicos Urbanos de passageiros da cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo foi criada em 1936 pelo industrial privado Paulino dos Santos Gil. A frota era composta por 16 autocarros em substituição dos carros eléctricos que tinham parado de circular nesse ano. O site da TPB diz que essa primeira companhia passou para a tutela da Câmara Municipal com a designação de Serviços Municipalizados de Viação (SVM) na década de 50. Mas deve haver engano ou a situação ser mais complexa do que parece pois como vimos no artigo anterior em 1936 a câmara contraiu um empréstimo para a aquisição dos 16 autocarros e sabemos que em 1943 já existiam os SMV.
No Facebook Alto-Maé foi publicada a foto dum autocarro (machimbombo em vernáculo laurentino) em reparação imprevista na zona do Ponto Final, que seria perto do hangar dos SMV agora TPM.
FOTO 1
Machimbombo dos antigos SMV com o número 1, com a devida vénia ao Facebook Alto-Maé |
Noto que tem cortinas de correr de madeira, neste caso todas deste lado colocadas de meio para baixo.
Membros do grupo dizem que este machimbombo tinha o número 1 porque a sua linha era a 1 entre a Baixa da cidade e a praia da Costa do Sol (ver aí dois mais recentes na segunda foto), trajecto plano para ser poupado às subidas. Fico no entanto na dúvida se o 1 vem da linha ou de ser o primeiro da cidade como explicarei a seguir. De qualquer maneira é um detalhe e esse 1 actual é um painel recente sem valor histórico.
Seguem-se duas fotos recolhidas por Emídio Gardé dum antigo site dos TPM com o dito primeiro machimbombo de LM no hangar dos SMV.
Membros do grupo dizem que este machimbombo tinha o número 1 porque a sua linha era a 1 entre a Baixa da cidade e a praia da Costa do Sol (ver aí dois mais recentes na segunda foto), trajecto plano para ser poupado às subidas. Fico no entanto na dúvida se o 1 vem da linha ou de ser o primeiro da cidade como explicarei a seguir. De qualquer maneira é um detalhe e esse 1 actual é um painel recente sem valor histórico.
Seguem-se duas fotos recolhidas por Emídio Gardé dum antigo site dos TPM com o dito primeiro machimbombo de LM no hangar dos SMV.
FOTOS 2
Machimbombo número 1 de frente e de lado |
Um membro do FB A-M deu uma informação preciosa dizendo que o machimbombo da FOTO 1 era da marca alemã Büssing. Podemos então tentar comparar Büssings na Europa antes e/ou durante a segunda Guerra Mundial com os autocarros antigos de LM.
FOTO 3
Autocarro Büssing com tropas alemãs na segunda Grande Guerra |
Constata-se que o da FOTO 3 não é exactamente igual aos dos SMV mas a frente pode-se dizer que é a mesma da FOTO 2. A dificuldade de comparar autocarros é que nem sempre a carroceria é feita pela fábrica dos motores e chassis pelo que aparecem carrocerias diferentes para a mesma referência do fabricante principal. Pela ligação clicando na palavra Büssing pode ver muito mais fotos de modelos semelhantes aos de LM nos anos 30/40.
FOTO 4
Única foto que temos de machimbombo dos SVM em 1943, posterior à primeira encomenda dos 16 veículos |
Partindo da informação do membro do grupo e comparando com os vários modelos da Büssing, o da FOTO 4 parece-me semelhante ao da FOTO 3 olhando para a forma do corpo avançado do motor, para a junta muito saliente entre ele e a cabine e para a posição dos faróis sobre os guarda lamas. Mas no final de contas todos os autocarros duma certa época são mais ou menos parecidos e por aqui não posso confirmar se nas fotos dos SMV que vimos acima se trata sempre dum Büssing e se será do mesmo modelo.
Para terminar duas recordações mais recentes dos SMV:
FOTO 5
Passe dos SMV de 1956 recentemente à venda no OLX |
FOTO 6
Sinal numa antiga paragem dos SMV junto à Vila Algarve |
Comentários
https://housesofmaputo.blogspot.com/search/label/machimbombos
e particularmente ver esta foto https://1.bp.blogspot.com/-7kSE0MSUmTM/VyOA2C5uX8I/AAAAAAAAYOM/VgvvRBUlu4w3nzjHVLXeyWKZxG9ORJcFACLcB/s1600/1930s%2Bqm%2B368_001%2Bps%2Bcom%2Bmarcas.jpg.
Se o encontrasse seria interessante que o assinalasse aqui para conhecimento geral. Cumprimentos
O sector de mudanças era uma caixa pequena com uma pequena alavanca.
O motorista metia a mudança e só depois de carregar na embraiagem e que engrenava a mudança escolhida.