Outras escolas em Lourenço Marques, religiosas e privadas

Depois de falarmos da escola das Missões Católicas mais conhecida por paroquial no centro da cidade, continuamos com escolas para pré-adolescentes também administradas por entidades religiosas na região de Lourenço Marques, actual Maputo. 
Perante a administração, salvo no período imediatamente a seguir a 1910, a igreja católica tinha um estatuto especial. Isso talvez tenha acontecido mais tarde do que vemos aqui mas existiu um acordo em que ela tomava a cargo o ensino oficial para os africanos e o governo encarregava-se do ensino para os não-africanos (e suponho para os africanos considerados "assimilados"). A primeira escola católica que aqui vemos é da Missão de S. José de Lhanguene e dela ver-se-á mais imagens aqui:
A Escola de San-José de 1927

Em foto também de Santos Rufino publicada em 1929:
A aprumada banda da missão com os Padres Seculares, 
que por exemplo tocou no funeral de João Albasini
A segunda instituição educativa católica é a Casa de Educação da Munhuana que vemos aqui em foto publicada em 1937 e exclusiva do HoM.
Escola para indígenas do sexo feminino da igreja católica
A terceira instituição vem do blog etelvira com a devida vénia e é uma escola nos subúrbios que deve ser dos anos 40-50:
Escola que deve ter sido da igreja católica algures no grande Maputo. Onde?
Passamos para uma escola da religião muçulmana de que não sabemos a localização, tal como aconteceu para a escola Anuaril Islamo de 1942.
Escola mahometana em 1913
Como vimos aqui a escola mahometana participou no festival de 1907, os seus professores eram nessa altura os senhores Hagee Issa e Saide Xerifa e não sei que tipo de ensino era ministrado, se só religioso ou mais geral.
Também já falámos no HoM da escola hindú e da da Associação Chinesa.
Seguem-se fotos dum internato para raparigas da Missão Suíça (cristã protestante, presbiteriana) na sede no lugar de Khovo em Lourenço Marques, actual Maputo. 
Site USC: nos anos 30 na Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane.
Para a história ficou que as três gentis moças da direita se chamavam Natália Sumbane, Hilda e Ana. Mais um postal do internato suponho que editado pela igreja para financiar as suas missões: 
Professora era a menina Randin que me parece a mesma de cima.
Quanto a escolas primárias privadas em Lourenço Marques e numa fase bastante posterior às de cima, já falámos da Escola especial, do Externato Sá da Bandeira e do Colégio Liz, por acaso as três no Alto-Maé. Outra escola dos anos 50 que deve ser particular mas de que desconheço o nome e localização é esta:
Foto FOTOLD.COM. Prédio modernista ao princípio da rua (n. 43). Qual?

Comentários