Teremos aqui imagens de diversos locais e épocas relacionados com o porto e que vão sobrando de outras análises.
A primeira é de 1915 e mostra a visita de autoridades dos transportes da África do Sul para apreciar as condições do porto cujo director era o Eng. Sá Carneiro. Como ao fundo se vê a carvoeira Mac Miller, estavamos perto do limite do porto, já bastante para poente = oeste da estação dos caminhos de ferro e do par de torres da carvoeira Provay (ver as posições das carvoeiras aqui)
Vista para poente = oeste com guindaste de gabarit simples e provávelmente lança fixa. Placa metálica no topo com "CAIS GORJÃO" |
Seguem-se duas fotos de 1936:
Nessa altura transitaram pelo porto os tubos que seria para a construção da canalização de água em Johannesburg |
Ainda em 1936, vemos agora as pontes para batelões dos armazéns de trânsito para madeiras das empresas particulares (cais das estâncias) em foto tirada do limite da ponte-cais Gorjão nessa altura:
Vista Para o fundo do estuário, vale do Infulene. Só era possível atracar-se aqui com maré cheia |
Recuamos no tempo para quando não havia ainda pontes de desembarque ou cais e se usavam barcaças de fundo raso entre os navios e a praia. Esta é a versão pública duma foto colocada à venda em alta qualidade no site do jornal alemão Suddeutsche Zeitung.
Cerca de 1900, praia em Lourenço Marques onde se acumulavam materiais trazidos dos navios ancorados no estuário |
Para finalizar a foto mais recente da série neste artigo:
Em 1949, visita de altas entidades às obras de prolongamento do cais |
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