Porto de LM em funcionamento - cerimónias entre 1937 e 1945 e grupo escolar.

Veremos nesta mensagem uma parte das partidas e chegadas cerimoniais ocorridas entre 1937 e 1945 no porto de Lourenço Marques (LM), actual Maputo. Não incluímos aqui por exemplo as relacionadas com a visita de Carmona que foi coberta em detalhe noutras mensagens, por exemplo a chegada de Lisboa aqui e aqui.
1937. O paquete Colonial atracando com grupo escolar moçambicano
1938. Governador José Cabral parte para Lisboa
Tinhamos pensado nesta mensagem que as partidas ou chegadas das altas individualidades se faziam no cais junto à estação por haver aí espaço livre e por ser perto da saída para a Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores. Mas na imagem de cima vê-se que tal também acontecia na ponta oriental do porto junto à doca da Capitania (para pequenas embarcações) que se vê ao fundo. De facto nesta zona também havia um grande espaço sem armazém junto ao cais e ficava junto à saida para a Praça 7 de Março, por isso com as mesmas características da primeira. 

1945. Ministro das Colónias Marcello Caetano
passa revista a tropas que partem para Timor no navio Angola
Na montagem de cima na foto da direita vê-se ao fundo frente ao cais um dos armazéns especiais. Devia ser o último dos três iniciais e pode agora ver-se que eram muito mais baixos dos que os novos armazéns, explicando-se assim a sua demolição para além de já termos vistos que eram de chapa.

1940. Governador Bettencourt chega a Lourenço Marques
As imagens de cima são da publicação Moçambique Documentário Trimestral que foi digitalizada e incorporada na Biblioteca Digital da Memória de África através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África. Da mesma fonte é também um artigo do Eng. Pinto Teixeira que informava que, para lá destas partidas e chegadas cerimoniais, o movimento normal do porto em 1935 tinha sido de 25 mil passageiros desembarcados, 27 mil embarcados e 24 mil em trânsito. O porto era usado em trânsito para viagens entre a África do Sul e a Europa (pela costa oriental de África e o Mediterrâneo) e para carreiras para a índia e Extremo Oriente.

Esta é a foto do grupo de estudantes e professores do Liceu 5 de Outubro que se deslocou à chamada metrópole (Portugal europeu) em 1937 e de que se via o regresso na primeira foto.
Grupo escolar. Reconhece-se o reitor do liceu, Dr. Eurico Cabral, 
de bigode e sentado ao centro.
A foto foi tirada ao lado do laboratório do liceu que se vê aqui na primeira imagem.
De Eugénio Lisboa aqui sobre os professores do liceu (mas com a foto errada)

Comentários