Prédio modernista dos anos 50 na esquina da Rua de Timor Leste - ECZAL (2/2)

Vamos ver agora mais sobre o prédio modernista na esquina da Rua de Timor Leste, antiga Alexandre Herculano com Rua do Notícias pois temos novas fotos surgidas num anúncio de imobiliário no site OLX.MZ. 
Pensavamos que era um prédio separado deste outro das lojas do Campião e da Casa Lido original com entrada pela Rua Lapa, actual Slovo mas pelas imagens, em termos de estrutura parecem ser o mesmo edifício ou então serem completamente integrados. No entanto também se vê que o prédio da Rua Lapa foi construído primeiro que o da esquina. Começamos com fotos tiradas da varanda do prédio da esquina virada para o seu pátio interior.
Vista para norte. O prédio cinzento ao fundo é o Nauticus.
Do lado esquerdo vê-se a parte do prédio com entrada pela Rua Lapa/Slovo

Baixando a mira em relação à foto de cima e deslocando-se um pouco para a direita, mas pontando mais ou menos na mesma direcção vê-se:
Vista para norte. O prédio cinzento ao fundo à esquerda continua a ser o Nauticus

Rodando à esquerda em relação à foto de cima, vista para poente = oeste.
Na foto de cima vemos então a ponta do lado poente = oeste do prédio modernista da esquina e que para a direita se vai ligar ao prédio da Rua Lapa/Slovo. 
Passando da varanda interior para a varanda exterior do prédio modernista da esquina virada para Rua do Notícias:
Vista para sul-sudeste com a Capitania à esquerda e o estuário para o fundo
Vista para leste-sudeste com o antigo Pendray à esquerda (Renault)
 e a Capitania e armazém ao fundo
Entrada do prédio com o número 1 que suponho seja na Rua do Jornal Notícias

Vejamos fotos do passado, primeiro com duas vistas para norte. Na montagem seguinte temos o prédio modernista da esquina à esquerda em fase adiantada de construção e à direita já completo:

MONTAGEM 1
Verde claro: Rua Alexandre Herculano, actual de Timor Leste
Laranja: Rua do Notícias, antiga travessa Baptista de Carvalho
Castanho claro: Jornal Notícias
Roxo: Rua Lapa (a marca está um pouco levantada por vezes)
Rosa: prédio modernista da esquina (ECZAL), foco desta mensagem
Vermelho: prédio virado para a Rua Lapa ligado ao modernista da esquina
Amarelo: Prédio Nauticus

Azul médio: Barclays das  "orelhas" primeiro e de Pancho Guedes actual
Azul escuro: Fonte Azul de cerca 1944
Castanho: Prédios Cardiga, Rubi e Santos Gil

Como se vê na foto da esquerda da MONTAGEM 1 o prédio modernista da esquina estava a ser construido ao mesmo tempo dos prédios Cardiga e Rubi. Como estes são do início dos anos 50 está assim definida a idade do prédio modernista da esquina, cerca de 67 anos em 2017.
Para finalizar, o(s) prédio(s) numa vista para sul: 
Mesma legenda que na montagem de cima

Na última foto vê-se a interligação entre os dois prédios marcados a rosa e a vermelho. Eles podiam formar um U completo se não fosse o Jornal Notícias ocupar a esquina da antiga Rua Joaquim Lapa com a Rua do Jornal Notícias, antiga Baptista de Carvalho.
Como o HoM foi feito para homenagear os construtores da cidade e dado o seu nome ter sido substituido na mencionada rua há pouco tempo, relembro que Joaquim José Lapa foi um dos jovens "condutores de obras" (grau de engenharia equivalente ao depois agente técnico e agora engenheiro técnico e à actual licenciatura de 3 anos) da expedição das Obras Públicas vinda de Portugal que transformou o fétido burgo em vila e depois em progressiva cidade. E enquanto outros membros cumprida a missão inicial terão regressado a Portugal, ele foi um dos "africanistas" que ficou mais tempo em Moçambique onde foi por exemplo chefe nas Obras Públicas e presidente da Câmara Municipal já com o posto militar de major. 

Comentários