Stiloguedes - (92) - Apartamentos da Família Arvelos de 1964 ou anterior

Começamos com uma foto do arquivo do arquitecto Pancho Guedes (PG) no flickr dum projecto de apartamentos da Família Arvelos na zona da Polana mostrando o mural afro-geométrico estilizado.

FOTO 1
Topo da fachada principal do Prédio Arvelos 
na antiga Massano de Amorim nos tempos originais

Outra foto antiga em que aparece o prédio bem identificado pelo mural no topo e se pode assim localizar como estando na Av. Tung, antiga Massano de Amorim do lado sul e no quarteirão imediatamente para oeste = poente do parque dos Continuadores, antigo José Cabral e local da estação da TSF

FOTO 2
Verde claro: Av. Massano de Amorim, actual Tung
Laranja claro: Av. General Botha, actual Nduda
Roxo: apartamentos Arvelos com o mural
Amarelo: actual Escola Nacional de Música, antiga Pensão
Azul: actual Maternidade no hospital
Castanho: Bloco moderno do hospital de 1959

Agora foto adaptada de anúncio dos CTT, pois o edifício era utilizado para a sua clínica. reproduzido do blog mozindico com a devida vénia. Vê-se o mural a cores como devia ser originalmente, parece que predominando o azul e também com laranja que eram as cores do prédio.


FOTO 3
Clínica dos CTT em 1964

Este mural era do tipo dos do prédio Dra Deolinda Martins ou do Leão que Ri, esses à base de preto, branco e castanho(s) - ver aqui genéricamente sobre murais de PG.

FOTO 4
Edifício em fase intermédia de conservação e preservação

A FOTO 4 é cortesia de Fernanda Simões. O mural deixou de ser uma referência na fachada e houve certas alterações mas pode ainda reconhecer-se o que existia inicialmente no projecto de PG para a família Arvelos. 
A data de 1964 do anúncio dos CTT, corroborada por informação de Fernanda Simões de que ela funcionava aí em 1965, põe em causa a data na lista de 2010 dos trabalhos de PG e que era de 1966. Podemos assim dizer que este projecto é de 1964 ou anterior, talvez do início dos anos 60. Comparando-a com as fotos anteriores, na FOTO 4 nota-se ter surgido uma construção provisória no terraço à direita por trás do parapeito. 
Temos duas fotos mais recentes sendo a primeira uma vista da Polana para a zona do Hospital com o edifício em primeiro plano depois da avenida actual Tung, em direcção semelhante à da FOTO 2. O edifício parecia estar na mesma situação da FOTO 4 mas com melhor pintura.

FOTO 5
Roxo: o mural parecia manter o relevo mas foi pintado como o resto
Azul: actual Maternidade no hospital
Castanho: Bloco moderno do hospital de 1959

A FOTO 6 em baixo é quase actual e consta de um anúncio imobiliário no site OLX.MZ com a vista da Polana para sul-sudeste. O edifício está de novo em muito bom estado de conservação mas quanto à preservação confirma-se a alteração que germinava anteriormente no terraço do lado direito e para o lado esquerdo do terraço também parece ter havido adições.

FOTO 6, de anúncio no OLX com a devida vénia
Verde claro: Av. Massano de Amorim, actual Tung
Laranja: a construção no terraço tornou-se definitiva embora pareça ligeira
Roxo: o mural continua coberto de tinta branca, o que é uma pena. 
Surgiu um novo telhado por trás.
Vermelho: Centro Infantil do Ministério (MIREM), que já esteve mais bonito.
Amarelo: Escola Nacional de Músicaaparentemente com nova construção
 na placa do "flat-roof", o que também é pena

Comentários