Visita de Carmona em 1939 - mais fotos variadas da cidade

Continuamos com momentos variados da visita do presidente Carmona em 1939 à cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo, alguns em revisões de locais e/ou situações já vistas. O primeiro local é no lado ocidental = poente = oeste da Baixa e penso que é do dia do desfile dos carros alegóricos que tinha terminado. Carmona acabaria de sair da tribuna de honra em frente ao Mercado e à Rua Salazar/da Mesquita, estaria de saída mas parecia ter sido atrasado por uma criança. 
Descapotável do Governo Geral vai seguir para a Ponta Vermelha.
Na actual Av. 25 de Setembro vê-se do lado direito a uns 100 metros de distância o prédio dos Tabacos George sito onde está agora o Hotel Turismo. Lembro que o prolongamento da actual Av. Marx para a direita não tinha sido feito ainda.
Passamos para a noite do festival no campo de futebol do Sporting de que vimos já algumas imagens aqui:
Vista para sul com um arco no topo do campo.
Fogo de artifício lançado no alto da barreira e visto do campo do Sporting
 onde se fez uma quermesse
Agora um dia solene em Marracuene a 30 km de LM e onde tinhamos visto Carmona nas primeiras imagens.
Desfile e a célebre foto de Carmona desse dia
Já conhecemos este local de Marracuene daqui. O prédio ao fundo era a Residência do Administrador e a cerimónia decorria no largo principal da vila. À esquerda, nas costas das pessoas em primeiro plano, estaria o edifício da Administração, actualmente Governo do Distrito de Marracuene.
Na foto de baixo outro local, agora no recinto do porto de Lourenço Marques, actual Maputo. Carmona acabava de desembarcar vindo da viagem ao norte de Moçambique do navio Colonial da CNN que se vê acostado à ponte-cais Gorjão. Esta é a zona do porto ao lado da Alfândega nova o edifício que se vê à direita da foto.

O descapotável com Carmona de pé a sair do recinto do porto 
e a dirigir-se para a Praça Mac Mahon
Uns dias antes, a partida de Carmona para o norte tinha também sido deste local do cais. Via-se aqui a primeira dama a despedir-se da população perto dos correios do porto que se vêm também ao fundo e centro da foto de cima.

Subindo para o convés do Colonial com os Correios do porto frente ao cais
Ver aqui no filme da Cinemateca Portuguesa.

Comentários