Continuando nos arredores de Lourenço Marques, actual Maputo esta era em 1952 a fábrica da Empresa das Águas de Montemor que produzia refrigerantes da Canada Dry. Ficava na vila da Namaacha, distrito de Maputo na fronteira com a Suazilândia, actual Essuatine, zona de que já tinhamos falado aqui e aqui.
Duas fotos da Fábrica Montemor em 1952 |
Do livro de ouro de Maria Helena Bramão |
Como se vê a fábrica ficava num vale e na primeira foto observa-se na encosta uma bonita casa modernista que suponho lhe estava associada. Estranhamente não vejo fotos actuais do interessante edifício modernista da fábrica embora a empresa continue a existir.
Resumo do Livro de Ouro de M.H. Bramão escrito para o final dos anos 60:
"A empresa «Fonte de Montemor Lda.» foi fundada em 1944, em 1948 passou a denominar-se "Empresa das Águas de Montemor (Namaacha) Lda.» e em 1952 transformou-se em Sociedade Anónima. Constituiu-se para explorar uma nascente, produzindo primeiro água de mesa natural e gazificada e mais tarde os refrigerantes «Canada Dry» e «Pepsi Cola».
A capacidade de produção era de 2.5 milhões de litros anuais de refrigerantes e sodas. O processo de fabrico era todo mecânico e do mais moderno, assim como a pasteurização dos xaropes, tratando-se de águas e esterilização de vazilhame. A matéria-prima importada era apenas os extractos, que representavam cerca de dez por cento do custo do produto. As restantes matérias-primas era de origem nacional, e na sua maioria de produção moçambicana (gás carbónico, açúcar, cápsulas, garrafas, caixas de madeira, etc.). Tinha 17 empregados nos Serviços de Administração, Fabrico e Transporte e 52 auxiliares africanos.
A produção era toda consumida no mercado local. A comercialização era feita através pela «A Distribuidora Lda.» que tinha sido formada em 1954, com um capital de 2/3 pertencente à Reunidas e 1/3 à Empresa das Águas de Montemor."
Acção da firma em 1959. Em 1963 tinha 471 accionistas. |
Conforma-se por este título que a Sociedade Anónima era de 1952 e que a firma Paulino dos Santos Gil era dos acionistas maioritários.
Aparecem nestes anúncios para o mercado norte americano as marcas principais da Canada Dry, três das quais eram produzidas localmente por esta fábrica:
Ginger Ale era o produto principal da Canada Dry em Moçambique mas era também comercializada a Spur Cola e a Soda |
Da Spur Cola em Lourenço Marques já tinha falado aqui. Da marca Pepsi Cola que deve ter sido adicionada numa segunda fase falámos aqui.
As duas primeiras fotos são reproduzidas da publicação Moçambique Documentário Trimestral que foi digitalizada e incorporada na Biblioteca Digital da Memória de África através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África.
Comentários