Casa castanha de 1938 metamorfoseada em 1952 no bairro da Polana em Maputo

Os elementos principais para esta mensagem foram enviados pelo leitor Adarsh Prabhu, por isso os agradecimentos do HoM. 

Fotos do exterior e interior
À primeira vista parece tratar-se duma casa em estilo português suave dos anos 40/50 mas a informação disponível é que foi construida em 1938 em terreno adquirido o terreno à "Delagoa Bay Lands Syndicated Ltd" e ampliada e transformada em 1952. O seu primeiro proprietário foi Carlos Abel de Sousa e Brito, um grande empresário na Beira onde construiu o Motel Estoril e o Hotel D. Carlos, o Hotel Moçambique (ver para baixo) e fundou a Casa Bancária da Beira.

Esta casa sofreu uma evolução no estilo arquitectónico semelhante às bairro militar. Essas estão actualmente semelhantes a ela mas podemos ver aqui e aqui como foram originalmente. E no desenho seguinte podemos ver que antes da ampliação/transformação esta casa era também no estilo art deco/streamline moderne com cobertura plana e grade de protecção, alguns volumes curvos, janelas curvas com placas horizontais por cima e uma janela em forma de vigia de navio.
antes de 1952 (em cima): casa art deco / modernista
desde 1952 (em baixo): casa português suave
Comparando-se ao pormenor as paredes principais vê-se que a casa actual (depois) em traços largos é equivalente ao original. 
A alteração visual mais notória foi a construção dum telhado bastante alto sobre o "flat roof" inicial e a sobre-utilização de telhas como elemento decorativo tanto nos beirais do novo telhado como nas placas existentes sobre as janelas.
Outra grande mudança foi a transformação da garagem inicial que se via do lado direito em mais um compartimento, único e por isso bastante longo. Não se vê neste desenho mas inicialmente a porta da garagem era recuada em relação à fachada por isso a ampliação trouxe a fachada do lado direito de trás para a frente. O novo compartimento assim criado deve ser o salão que se vê parcialmente na última foto e em que a parte recuada que estará invisível corresponderia à garagem inicial. O que se vê nessa foto (uma área muito envidraçada) terá sido construido na ampliação de 1952 e onde tinha sido a entrada para a garagem. 
A casa foi desenhada com muito pé direito para ser fresca mas na primeira foto do interior pode-se ver a diferença entre o espaço habitacional inicial à esquerda, e o espaço que originalmente foi da garagem e com o tecto muito mais baixo à direita. Essa foto mostra assim a ligação entre a casa original e o novo compartimento criado a partir da garagem.

Comentários