Em maior ou menor grau estas são imagens de decrepitude e de desmazelo do que foram belas vivendas na vila da Namaacha e que poderão criar um misto de nostalgia e revolta para quem a conheceu noutros tempos. Com a excepção das duas especificamente indicadas, estas fotos serão de 2009 e do blog digitalnoíndico, aqui reformatadas e utilisadas com a devida vénia.
Grande vivenda ao alto de colina |
Estado do Casal Nunes em 2013 (foto de Lisa Spencer) |
Cinco construções em diferentes estilos dos anos 40 e 50 |
As três vivendas seguintes estavam habitadas mas com falta de conservação. Com uma reabilitação profunda podiam ainda voltar ao brilho doutros tempos:
Telhado em estado de urgência absoluta em 2012/13 (foto de Corvos e Crocodilos) |
As duas últimas pareciam não estar em tão mau estado como as anteriores:
A última é uma pequena quinta a caminho da Namaacha |
Veremos noutras mensagens outros casos em bom estado de conservação o que deve estar relacionado com o gosto, interesse, posses e influência dos proprietários. Se bem me recordo quando no pós independência foi expropriado o imobiliário privado foi permitido a cada família manter uma habitação principal e uma de férias. Por isso muitas destas casas poderiam ter sido mantidas na posse original mas depois a situação deteriorou-se tanto que essas famílias devem ter abandonado o pais perdendo, segundo as leis revolucionárias, os seus direitos. Por isso suponho que em esmagadora maioria estas antigas vivendas da Namaacha devem ter novos proprietários.
Comentários