A Vila da Namaacha para além de sitio administrativo e turístico, posto fronteiriço e local de várias instituições educativas era também local religioso católico com conventos, seminário, etc. Vamos aqui ver principalmente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, benzida em 1944 pelo Cardeal Cerejeira de Lisboa em visita a Moçambique.
Fotos mais ou menos recentes com a igreja agora mais clara |
Durante a guerra civil em Moçambique pós independência a igreja esteve muito abandonada mas agora parece bem conservada e continua a ser destino de grandes peregrinações marianas.
Voltando ao exterior, este desenho foi publicado do Moçambique Documentário Trimestral em 1944 quando a igreja estava em construção.
Interior da igreja virados para a entrada |
Plano da igreja de Nossa Senhora de Fátima na Namaacha |
Foto da cerimónia da benção ao novo santuário votivo a Nossa Senhora de Fátima em 1944:
Benção pelo Cardeal Cerejeira, com o arcebispo D. Teodósio mais próximo |
Foto OLDTIMES. à venda no delcampe.net há tempos |
É interessante que no desenho estava planeada uma imagem de Nossa Senhora por cima da entrada, que ela não existia na foto OLDTIMES mas que existe agora. Por isso a foto OLDTIMES deve ser ou de quando a igreja não estava concluida ou quando a estátua ainda não tinha sido colocada.
Comparando o OLTIMES com a actualidade nota-se que umas quinas em relevo sumiram da fachada da torre, onde o relógio actualmente está parado.
Em frente à igreja fica um grande largo com obelisco:
Comentários