Namaacha - Instituto Mousinho de Albuquerque. Bloco principal.

Vamos ver no HoM instituições educativas na Vila da Namaacha que fez do ensino técnico e em condições de internato uma das suas "valências" durante o tempo de administração portuguesa de Moçambique.
Começamos por fotos relativamente recentes do Instituto Mousinho de Albuquerque (IMA), que segundo percebi foi criado cerca de 1944 pelo estado português mas que passou depois para a administração da ordem de religiosos salesianos. Depois da independência o IMA, tal como todas as outras escolas privadas do país religiosas ou não, foi abruptamente nacionalizado e perdeu-se aí a extraordinária experiência social e educativa desta instituição que certamente se teria sabido adaptar aos novos tempos se a tivessem deixado. As instalações são agora da escola secundária da Namaacha mas como veremos mais tarde apesar do aspecto razoável no exterior estavam em 2011 em muito mau estado no interior.

Vista do exterior, do blog etelvira com a devida vénia
Portal para o exterior, www.rotasturisticas.com
Vista mais próxima da fachada principal 
Esta foto foi tirada a partir duma praceta que fica a meio caminho entre o portal e a escadaria da entrada no edifício como se vê na primeira foto.

Vista da fachada principal do centro para a esquerda
Temos em baixo o ante-projecto do IMA de 1944 que no que respeita ao corpo central foi mais ou menos cumprido. Diferenças são terem sido acrescentadas duas janelas no primeiro andar, a balaustrada ter ficado um pouco diferente e ter aparecido uma chaminé. 
Para o IMA da Namaacha executado com algumas alterações
Quanto aos corpos laterais e comparando com as fotos de cima, podemos ver que estão diferentes e concluiremos a seguir que isso resulta de ter havido duas fases de construção. 
O blog cdbosco-lm de antigos alunos salesianos tem muitas fotos antigas e muitas memórias de antigos alunos e alunas desta e das outras escolas salesianas na Namaacha. Junto aqui duas dessas fotos com a devida vénia para podermos ver a evolução das alas do IMA que aqui estavam em grosso ainda como no anteprojecto:
laranja: corpo central, comum às duas fotos, 
mais as alas à esquerda e à direita
Concluimos daqui que as duas alas tinham inicialmente aberturas (grandes janelas) arredondadas embora no ante-projecto a forma prevista tivesse sido mais em concha.  
Na foto seguinte que é de 1988 e também do citado blog podemos ver como estavam (e estão) actualmente as alas: 
Antigo aluno em visita de saudade ao IMA em  1997
As duas alas tinham sido ampliadas para o lado de fora tendo sido escondidas as grandes aberturas iniciais arredondadas por nova construção de estilo moderno. Isto no entanto foi feito só até aos corpos laterais com as três janelas juntas, pois daí para os topos não houve alteração. Ficamos daqui a saber que a alteração das alas do IMA deve ter sido feita entre meados de 1968 (data em que as aberturas em arco existiam ainda segundo uma foto que não mostro aqui) e a independência de Moçambique em 1975, a partir da qual é improvável que se tenha feito este investimento adicional no edifício. 
Em mensagem seguinte veremos principalmente construções complementares do IMA.

Comentários