Actual Av. Min e o prédio do "Politburo" em 2017 e a antiga Av. Andrade Corvo

Há dois fotos de postais antigos e bem conhecidos da actual Av. Min, antiga Av. Andrade Corvo que são agora publicados no HoM como ilustração da cidade antiga mas acrescento-lhe muito pouco às imagens. 
Começamos pela foto de Lazarus anterior que se pode ver é anterior a Março de 1906: 
Pelas sombras deve ser vista da Av. Andrade Corvo para nascente = leste = Polana
A Av. Min acaba na Rua Almeida Ribeiro que fica a nível do Hotel Girassol por isso não completando a subida para a Ponta Vermelha como faz por exemplo a actual Av. Lumumba. Pela distância e declive a que se vê o fundo da avenida na foto de cima parece-me que a zona em primeiro plano devia ser em torno da actual Catedral/Conselho Municipal mas nem um dos cruzamentos com as avenidas "verticais" se vê nesta foto. O edifício à esquerda também parece suficientemente distinto para poder ser identificado mas escapa-se-me.
As duas fotos que se seguem mostram um troço da avenida que fica um pouco para leste da Catedral. Deve ser por isso o mesmo que penso estar no postal de cima mas 110 anos depois. E a vista será também mais ou menos na mesma direcção:


Duas fotos para nordeste sobre a Av. Min. Em primeiro plano o seu cruzamento
 com a Av. Lenine e o fim da Av. Min em cima/direita

Os ilustres Ho Chi Min e Lenine deste cruzamento explicam porque resolvi chamar prédio do "Politburo"  ao que se vê na esquina nordeste, em frente nas duas fotos. Aparece agora em baixo em nova foto mas visto principalmente pela fachada virada a sul, para a Av. Min.
Prédio "Politburo" virado para a escola antiga Correia da Silva
Agora uma foto interessante dos anos 50/60 mostrando a zona em sentido mais ou menos oposto ao das duas vistas recentes de cima e por isso com o prédio do "politburo" visto pelas traseiras:
Laranja: provávelmente o troço da antiga Av. Andrade Corvo 
que se via no primeiro postal e também nas fotos seguintes
Vermelho: prédio do Politburo visto pelas traseiras em forma de "L"
Brancoprédio modernista acima dele na actual Av. Lenine
Verdes:  dois murais no prédio Isauro Lopes de Pancho Guedes
Azul escuro: prédio Funchal, actual Hotel Rovuma de cerca de 1960
Azul claro: pináculo da Catedral
Por isso mensagem inconclusiva no que respeita à ligação entre o passado e o presente da avenida e fico com a sensação de que se poderia fazer a partir destas duas fotos antigas de boa qualidade. 

Comentários