Av. D. Luis, antiga Aguiar actual Samora e Prédio S. Jorge - passado e presente

Vimos já uma parte do passado desta avenida, originalmente chamada Aguiar, nesta e nesta mensagem. Vamos agora começar por uma espectacular foto presumo que dos anos 40/50 reproduzida dum postal colocado à venda no site especializado em coleccionáveis de todo o mundo delcampe.com:
FOTO 1
Vista para sul na parte que começa a subir da Av. D. Luis
Como se vê à direita a FOTO 1 foi tirada um pouco acima do Teatro Gil Vicente que se vê parcialmente. Depois temos o prédio dos Seguros Lusitana e passada a Av. Álvares Cabral vê-se torres do prédio Pott/Avenida Buildings. À esuqerda temos o canto sudoeste do jardim botânico (Vasco da Gama, actual Tunduru), o prédio S. Jorge e muito mais para o fundo junto ao porto o Capitania Buidings ocupando parte do que seria o prolongamento da avenida até ao porto.
Na FOTO 2 que já mostrámos podemos recordar o prédio S. Jorge mais ou menos na mesma altura da FOTO 1.

FOTO 2
Vista para sudeste da "principal zona comercial da baixa"
Amarelo: armazém antigo que analizaremos a seguir
Temos na FOTO 2 o prédio S. Jorge à direita, depois encostado à esquerda um prédio pequeno mais moderno e depois um espaço arborizado por trás do prédio dos Correios na Av. da República, actual 25 de Setembro. Foi nesse espaço que se construiu nos anos 60 este prédio. Na FOTO 2 podemos ver que havia por aí um armazém antigo feito de madeira e zinco que deve ter sido das construções do Estado feitas nesta zona cerca de 1890-1900.

MONTAGEM  1
Amarelo: construções de que ainda se vê um armazém na FOTO 2
 que é o voltado para o traço vermelho
Vermelho: Av. Álvares Cabral, actual Manganhela
Azul: edifício antigo na zona, o prédio S. Jorge é muito posterior
Castanho: "Barraca de Praia" ao lado dos primeiros correios
LaranjaBiblioteca actual construida depois dos outros
Roxo: Cadeia civil
O prédio S. Jorge é muito posterior às fotos da MONTAGEM 1. Já vimos que no seu lugar estava nessa altura uma casa de ferro que suponho não se consegue observar aí devido à distância e às árvores do jardim botânico que ocupa o lado direito das fotos (lado norte).
Passando para imagens recentes, a primeira é do blog etelvira e aqui usada com a devida vénia:

FOTO 4
Prédio S. Jorge mais ou menos no mesmo ângulo das FOTOS 1 e 2
Para finalizar duas fotos recentes de Joséphine Hebert e uma de Regina A. Charumar (RAC) da mesma zona da antiga Av. D. Luis, actual Samora com a devida vénia:

FOTO 5
Esquina do prédio S. Jorge com a nova torre do BM ao fundo quase completa
FOTO 6
Esquina noroeste do prédio Pott em ruína
FOTO 7
Cine-teatro Gil Vicente com o seu café pintado de novo (foto RAC)
Na FOTO 7 quase que regressamos ao ponto de partida desta mensagem pois via-se parcialmente à direita da FOTO 1 o cine-teatro. Podemos ver aí que o filme em cartaz era ".... PECADO" mas não se consegue ver mais e assim tentar precisar melhor a data dessa foto.

Comentários