Reorganização das mensagens iniciais (primeira e segunda) sobre o Clube Naval com aporte de novas imagens. O principal das anteriores é que ao edifício inicial identificável pelas torres nos cantos foi adicionada depois uma extensão para o lado do mar/baía = leste.
Em todas estas fotos a doca do clube está fechada a norte e são então posteriores a 1937 pois numa mensagem sobre o clube nos anos 30 e 40 via-se nessa ano a doca ainda aberta nessa direcção.
Sequencio as fotos conforme o(s) coberto(s) que suponho servia(m) para se guardar os barcos e ficavam entre os edifícios e a doca.
Temos primeiro três fotos em que havia únicamente um coberto e do lado do mar.
Nas FOTOS 1 e 3 vê-se que para a direita = para sul do edifício inicial havia um espaço livre de construções, salvo uma galeria aberta dos lados face ao mar à direita da extensão.
Seguem-se as fotos onde se vê o que parecem ser dois cobertos entre os edifícios (para norte) e a doca:
FOTO 4
FOTO 5 |
A FOTO 5 de Lindsay é de 1969 e é a mais recente de todas mostradas até aqui pois vê-se para sul do edifício inicial e da extensão um pavilhão de planta rectangular e com cobertura arredondada, com o lado mais longo na direcção W (avenida-barreira) - E (baía). A FOTO 4 deve ser ligeiramente anterior à FOTO 5 (seria digamos de 1968) pois estaria em construção a estrutura para a ligação entre o edifício original e o que viria a estar esse pavilhão.
Conclui-se daqui que a fase dos dois cobertos (que se vêm nas FOTOS 4 a 6) é posterior à do coberto único junto ao mar (FOTOS 1 a 3). O coberto (seria um caramanchão recoberto - Aníbal Santos FB AOP) do lado de terra deve ter feito construído nos anos 50, depois da FOTO 3.
Mais uma foto:
As viaturas na FOTO 7 são dos anos 50/60 e ao fundo existia o Pavilhão de Chá pelo que esta foto é anterior a cerca de 1965.
É então de crer que primeiro (antes dos anos 50) se tenha construido o coberto mais pequeno do lado do mar e depois o do lado de terra co-existindo os dois durante cerca de 20 anos. Depois devem ter sido demolidos os dois em preparação para a construção da piscina que se iniciou em 1973 e se concluiu em 1974.
A construção da piscina levou também ao fecho da rampa de descida dos barcos para a doca que era mais ou menos central, como se via bem por ex. na FOTO 1, tendo esse acesso passado a fazer-se pela rampa que entretanto foi construida em diagonal e se vê nas FOTOS 4 e 5.
Note-se ainda que na FOTO 1 (e nas 4 e 5, talvez em estado mais desenvolvido) pode-se ver entre a muralha a sul da doca (e que fica na direcção E-W) e o parque de estacionamento e com a planta em forma triangular (com o pico voltado para a avenida marginal e barreira) o pequeno parque infantil que se vê neste artigo (FOTO 5 de H. Forman de 1961). É possível que esse parque infantil tenha também desaparecido nos anos 70 para permitir a construção da piscina e arranjos associados.
Para terminar esta primeira parte uma foto recente com a barreira da Polana para o fundo e uma vista da piscina ocupando o local onde esteve o segundo coberto enquanto que o primeiro esteve no canto à esquerda da foto.
FOTO 8
Muralha para a doca, piscina, extensão à esquerda do lado do mar
e edifício original do Clube Naval do lado de terra.
|
O tema terminará aqui com imagens desta parte do Clube Naval já sem cobertos.
Comentários