Colégio D. Bosco de Lourenço Marques, actual Faculdade de Maputo.

O Colégio D. Bosco de Lourenço Marques ficava situado ao início da Av. de Moçambique (Estrada de Marracuene = EN 1) onde esta se cruzava com o início da Av. do Trabalho e junto a onde havia um post0 de Polícia (Montada?). O edifício foi construído suponho na segunda metade dos anos 60 e embora fosse privado seguiu o estilo escolar das Obras Públicas.
Mirene Graça  de quem já falámos pelas elucidativas reportagens fotográficas nos colégios salesianos da Namaacha (por exemplo do IMA) visitou em 2010 o antigo colégio D. Bosco e publicou no blog cdbosco uma excelente reportagem onde há também imagens de Fernanda Varela mais ou menos da mesma altura e em que decorriam trabalhos de remodelação importantes. Como há no mesmo blog duas imagens antigas de J. A. Rodrigues de Sápenso ter talvez compreendido o essencial do edifício para o descrever aqui.
Uma dificuldade é que o antigo edifício do D. Bosco faz actualmente parte das instalações da Faculdade de Ciências Naturais e Matemáticas onde outro edifício foi construido posteriormente. Tento aqui mostrar só o edifício do D. Bosco sendo a distinção feita principalmente por ter só três pisos enquanto o novo edifício tem quatro pisos.
Começo pelo que é a foto mais próxima das origens:

FOTO 1
Colégio Salesiano D. Bosco de Lourenço Marques visto do exterior
FOTO 2
Vista mais recente e completa da mesma fachada principal do edifício
Imagem de Fernanda Varela em 2010
MONTAGEM 1
Fachada principal vista em sentidos opostos

Na MONTAGEM 1 a estrada principal passa para lá das árvores que se vêm à frente da fachada. A árvore isolada que se vê ao fundo da foto da esquerda deve estar virada para a Av. do Trabalho.
Na MONTAGEM 2 estão as fotos de J. A. Rodrigues de Sá da fachada principal nos primórdios do colégio com colegas e professores e que são usadas como referência nas fotos actuais:

MONTAGEM 2
Verde: mesmo sentido nas duas fotos. Comparar com as setas da MONTAGEM 1.
Vermelho: cobertura da entrada ao centro da fachada principal

De novo imagens recentes:

FOTO 3
Entrada com cobertura saliente ao centro da fachada principal 
FOTO 4
Vista mais completa da fachada principal
com a entrada e sua cobertura saliente ao centro

Agora um anúncio do colégio talvez do início dos anos 70 (mais concentrado) onde se deve ver as traseiras do edifício, opostas ao que se viu acima.

FOTO 5
Colégio D. Bosco - cinco anos ao serviço da juventude de Moçambique

Pelo que se vê na FOTO 5 das traseiras, o edifício tinha forma de "L", aí com a base mais curta do lado direito. A haste do "L" mais longa estava de frente e o seu corpo central onde as galerias se interrompiam presumo que seria oposto à entrada na fachada principal que vimos em pormenor na FOTO 3.
Há duas fotos que mostram partes de edifício com galerias de vigas aparentes espaçadas regularmente, tal como as que se vêm na FOTO 5. 

FOTO 6
À esquerda penso assim ser parte das traseiras do edifício do D. Bosco.
À direita serão outras construções mais recentes no recinto
FOTO 7
Acesso ao pátio. A esquina ao fundo deve ser o ângulo do "L"

Como Mirene Graça se refere ao pátio nas FOTOS 6 e 7, penso que na FOTO 7 está de perfil do lado esquerdo a haste mais longa do "L". Ao fundo à direita será a construção que se vê à esquerda da FOTO 6 quer dizer a base do "L", aqui visto pelas traseiras.Tudo isso fica provávelmente indicado na planta seguinte:

Planta do D. Bosco (provável)
Seta verde: como nas MONTAGENS 1 e 2
Vermelho: cobertura sobre entrada na fachada principal

As direcções das FOTOS 1 a 3 e das MONTAGENS 1 e 2 não são indicadas na planta pois referem-se à fachada principal.
Na última foto aparece o novo edifício da faculdade com quatro pisos que se conclui veio ocupar espaço originalmente livre.

FOTO 8
Antigo campo de jogos/rinque de hóquei em patins do D. Bosco
Novo edifício da faculdade ao fundo.

Relembro que a ordem salesiana tinha tradição desportiva no hóquei em patins e desde a sua fundação que as equipas jovens do colégio começaram a participar nos campeonatos federados, com muito bons resultados a nivel de Moçambique e espaço português.

Comentários

Aníbal Santos disse…
A foto 8 talvez se refira ao Colégio dos Maristas e não ao Colégio D Bosco.
Rogério Gens disse…
Aníbal Santos: É capaz de ter razão mas não fui verificar. Para já fica o texto como estava e junta-se esta sua dica para quem quiser elucidar-se melhor. Obrigado. RG