Farol da Ilha da Inhaca de 1894 à actualidade

Tema desdobrado de mensagem anterior e mais completo
Como vimos na mensagem sobre o canal de Cockburno farol da Ilha da Inhaca que fica a cerca de trinta quilómetros de Lourenço Marques em linha recta sinalizava aos navios vindos do alto mar a aproximação aos perigosos baixos existentes à entrada da baía do Espírito Santo, actual Maputo. Baseando-me no site oficial , o primeiro farol foi construído em 1894 com torre de ferro de 27 metros de altura e pode-se vê-lo na foto seguinte.
Primeiro farol da Inhaca
Em 1921 o farol da Inhaca passou ser de torre hexagonal de cimento armado com 31 metros de altura e com uma cúpula vermelha. Em volta da torre foram construídas as casas dos faroleiros e primeiro em 1934 e depois em 1946 novos aparelhos luminosos foram instalados. 
A foto seguinte é dos anos 30 e mostra então a segunda versão do farol da Inhaca:
Segundo farol da Inhaca com torre hexagonal nos anos 30
Em termos de comunicação inicialmente o faroleiro contactava com a cidade por sinais de luz mas desde pelo menos o ano de 1903 tinha passado a haver um cabo submarino telegráfico ligando-o ao porto e ao farol da Ponta Vermelha. 
O segundo farol de cimento armado que vimos em cima continua a funcionar no cume do monte próximo ao cabo Inhaca a nordeste da ilha. Selecciono imagens recentes do farol da Inhaca que mostram estar em bom estado tal como a casa do faroleiro.
Farol da Inhaca
Foto alamy com farol e casas do faroleiro
Foto do site unc que cobre os faróis da costa moçambicana
De novo o plano hidrográfico da baía em 1903 mostrando os seus pontos principais para navegação:
"Pharol" sublinhado à direita a nordeste da Ilha
Azul: passagem pelo canal de Cockburn seguida de aproximação ao estuário

Comentários