Fotos de Fernanda Simões da Baixa de Lourenço Marques (2)

Depois de vermos aqui as primeiras fotos continuamos a divulgar fotos inéditas na net do arquivo de Fernanda Simões com a devida vénia. Aqui veremos três fotos com a Av. da República, actual 25 de Setembro dos anos 40/50 às quais juntaremos duas outras mais recentes. 
A primeira foto foi tirada junto ao cruzamento da Av. da República a olhar para oeste = poente. É duma zona que conhecemos por exemplo daqui e é anterior a 1958 pois não se via o prédio "Sanguinhal" ao fundo.

Vista para poente da Baixa de Lourenço Marques nos anos 50
à esquerda: Hotel Tivoli
à direita: Cadeia Civil

Vê-se a seguir a mesma zona  recentemente. À direita quase não se vê a Cadeia Civil mas vê-se bem o prédio seguinte, a Biblioteca antiga Fazenda.
Vista para poente da Baixa de Maputo recentemente
com o novo prédio do BM a sul da Av. 25 de Setembro
Recuando da posição das fotos de cima um quarteirão para nascente = leste viamos nos anos 50/60: 
Prédio grande em construção, espaço vazio, EMOL, etc.
O espaço vazio nas fachadas à esquerda corresponde a onde se ergueu depois o prédio do Teatro AvenidaVimos parte deste quarteirão aqui e mais para o fim desse quarteirão perto da esquina onde tinha havido a Cruz do Oriente na foto de cima havia já o prédio que apareceu aqui e tinha varandas em favo.
De novo uma foto recente com vista na mesma direcção da de cima: 
à esquerda: prédio castanho claro que é do Teatro Avenida, depois o da 
EMOL adulterado, prédio com varandas em favo, um prédio recente, etc.
à direita: três prédios que existiam em 1975 incluindo o art deco e o 33.
Na foto seguinte só vemos a Av. da República a passar ao fundo. É foto tirada na travessa da Maxaquene a olhar para norte. Estamos entre o prédio Fonte Azul e o que era na altura o novo do Barclays e vemos o Cardiga e o John Orr nas esquinas mais próximas do quarteirão seguinte.
Ao fundo na Av. da República vê-se o B&W e os Correios 
Como já se disse, para as reproduções das três fotos antigas lembro que é norma da internet, para além da moralidade que cada um tenha, que seja citada a fonte original neste caso Fernanda Simões. E seria simpático referir que apareceram na net através do housesofmaputo.blogspot.com 😏 ...

Comentários