FOTOS DMO da Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré em Maputo

Nas centenas de fotos históricas da Missão Suíça que são disponibilizadas no site da Universidade Southern California (USC) aparecem muitas com legendas dizendo simplesmente o óbvio e que não consegui localizar à primeira vista. Como venho repetindo nestas fotos capta-se pouco do que seria possível se fossem digitalizadas em condições mas talvez um dia se possam substituir por outras melhores quando se descobrir onde estão (suponho que os originais o permitiriam, pelo exemplo dumas quantas). Eis duas dessas fotos "desconhecidas" com as legendas originais e para as quais as datas  eram o período de 1901 a 1915:

FOTO 1
Legenda: Riquexó
FOTO 2
Legenda: Rua em Maputo (antiga Lourenço Marques)
Primeiro passo foi ver que são fotos da mesma casa provávelmente de madeira e zinco. Segundo passo foi colocar a hipótese de ser perto da Missão e tentar verificar. Cobrindo o canto sudeste do seu recinto, onde ficava a Enfermaria/Clínica, temos uma boa foto que já tinha sido mostrada no HoM.


FOTO 3
Descida da actual Av. Lenine para a baixa cruzando com 
Laranja: actual Touré, antiga Av. Afonso de Albuquerque
Verde: Av. 24 de Julho
Rosa: actual Min
Azul: actuais Lumumba e Rua da Rádio para a direita
Branco: edifício da igreja paroquial mas está escondido pelas árvores
Olhando para as duas casas que estão de frente na antiga Av. Afonso de Albuquerque a sul do recinto da Missão, podemos ver que a da esquerda era a da FOTO 1 e a mais visível na FOTO 2 (confirmada pelo formato e por estar vazio o lote ao lado) e que a casa seguinte na FOTO 3 era a que aparecia muito de lado na FOTO 2. Essa localização explica porque na FOTO 2 por trás da casa havia uma encosta a descer e porque ao fundo por entre os ramos se viam pontos claros, alguns dos quais eram então do estuário.

Essas duas casas também aparecem numa foto dos missionários que deu origem a um postal a cores já mostrado no HoM. Eis o original confirmando as duas casas e dando melhor perspectiva da sua posição em relação ao interior da Missão.

FOTO 4
As duas casas na actual Av. Touré um pouco abaixo da Clinica do Dr. Garin
Lembro que à esquerda da casa da esquerda havia terreno livre que correspondia à esquina das antigas Avs. Afonso de Albuquerque e Augusto Castilho. Aí fica actualmente esta cantina duma geração ulterior.
Nas FOTOS 3 e 4 vê-se a torre da igreja paroquial ao fundo para esquerda. Há duas outras fotos (essas de qualidade miserável) com datas de 1896 a 1911 tiradas da parte mais alta da missão (vimos aqui, era a zona que ficava acima da igreja actual) e onde aparece a torre da igreja.  

 FOTOS 5 
Azul: torre da igreja paroquial vista da Missão Suíça
Verde e castanho: dois elementos comuns às duas fotos

Nas fotos até às FOTO 5 a Av. Afonso de Albuquerque já estava aberta e com bordas para os passeios mas nas FOTOS 5 não se consegue ver traço dela ao fundo do terreno da Missão. Isso reforça a ideia de que as FOTOS 5 são das mais antigas disponíveis para esta zona. 
Para completar o conhecimento da zona no início do século XX (20) mais uma foto da DMR cuja legenda era "rua em Khovo" que é o nome tradicional do lugar. Podemos agora localizá-la exactamente como tendo sido tirada junto às casas das FOTOS 1 e 2, mais ou menos na mesma direcção mas em sentido oposto a essas fotos.  



FOTO 6 
 Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré em vista para noroeste
Como vemos a igreja actual no interior do recinto podemos dizer que a FOTO 6 é posterior a 1902. A sua legenda tal como as das FOTOS 1 e 2 diz 1901-1915 por isso 1915 será o limite máximo para estas fotos. São estas então as primeiras imagens que conheço da longa Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré que vai do Alto Maé à Polana e colocada entre a actual Mondlane e a 24 de Julho.


No mapa de 1925/26 a Missão Suíça está bem identificada e incluia a igreja, escola e hospital que deve ter sido a evolução da enfermaria. Nessa altura parecia que todo o quarteirão pertencia à missão com excepção do quadrado no canto inferior direito do quarteirão e para lá do qual a clínica tinha sido construida. Mais tarde o quarteirão foi dividido por uma pequena rua (Aniceto do Rosário/Junod) traçada a passar em frente à igreja, um pouco para leste da continuação da rua estreita desenhada no quarteirão mais para sul.  

MAPA de 1925/26
Cinzentos: as duas casas desta mensagem, que ficavam fora da missão
 no lado sul da Av. Afonso de Albuquerque
Amarelo: Av. Afonso de Albuquerque, actual Sekou Touré
Preto: clínica da Missão Suíça
Azul: Igreja actual da Missão
Laranja: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Castanho escuro: Av. Elias Garcia, depois Augusto Castilho, actual Lenine
Castanho claro: onde foi depois aberta a Rua Aniceto do Rosário

Roxo: Av. Anchieta, actual Palme

Comentários