Fotos interessantes da tese de Lisandra Ângela Franco de Mendonça

Lisandra Franco de Mendonça fez de 2013 a 2015 uma tese de doutoramento para as Universidades de Coimbra e Roma sobre Lourenço Marques/Maputo intitulada "Conservação da Arquitetura e do Ambiente Urbano Modernos - A Baixa de Maputo" - descarregar daqui. A completíssima tese cobre múltiplos tópicos e tem uma visão global e muitas vezes crítica do que está a ser feito e do que devia ser feito para salvaguardar o património da cidade que, aprendi eu, envolve não só edifícios individuais mas aspectos mais complexos como os enfiamentos de vistas, os padrões de rua que diz respeito às alturas, volumes, desenho e materiais e ao respeito dos elementos anteriores dominantes.
Tudo muito interessante e provávelmente (mais) desilusões em perspectiva no que respeita à conservação de Maputo, mas ao nível comezinho do HoM a tese apresenta diversas fotos inéditas, muitas provenientes do Arquivo Histórico de Moçambique que não são acessíveis em linha. Dado o seu interesse para muitos dos temas tratados no HoM de forma mais ou menos ligeira, tenho vindo a introduzir, com a devida vénia, as reproduções tiradas da tese nas mensagens respectivas e faço agora uma resenha do seu conteúdo. 

Prédio da Capitania do porto
Mostra a Capitania, a igreja, o posto meteorológico, 
a fortaleza com porta e janelas e uma construção posterior,
Palácio da Ponta Vermelha
Mostra a fachada da residência do Governador-Geral virada para a actual Av. Nachinwea, antiga Infante D. Henrique, por volta de 1970.
Torres Vermelhas em construção para sudoeste do palácio
Montagem da Casa de Ferro
Estas fotos estabelecem estes trabalhos em 1972:
à esquerda: vê-se principalmente a traseira (norte) da Casa de Ferro,
tomando o lado do prédio do Montepio como referência

à direita: com a fábrica de limonadas de F. Dicca ao lado
Datas e mais informação
Do profundo trabalho de Lisandra Mendonça retiro também e primordialmente várias datas de construção dos primeiros edifícios da cidade que até agora não estavam bem esclarecidas, caso da pgreja paroquial, do paiol e do matadouro.
Também retiro muita informação sobre pontos até agora imprecisos (procure por Lisandra Mendonça neste blog). E também noto alguns errozitos na tese como dizer que a estação da TSF era radiofónica ou dar a entender que o Capitania Building tinha algo a ver com a entidade Capitania do Porto.
Iremos voltando à tese de Lisandra Mendonça para o desenvolvimento de alguns tópicos.

Comentários