Temos nesta mensagem mais fotos de máquinas a vapor no recinto do porto e caminhos de ferro de Lourenço Marques, actual Maputo e que tentamos localizar:
Combóio de passageiros com máquina a vapor pronta a partir da gare/estação dos caminhos de ferro |
Segue-se uma locomotiva mais antiga partindo do mesmo local da de cima:
Linha junto à plataforma do lado do estuário. Foto de Albertino Silva. |
Estação de caminhos de ferro de Maputo do lado do estuário |
Cerca de 1929 um combóio, ainda dos CFLM como o de cima, foi fotografado numa posição um pouco mais para poente = oeste em relação à estação:
Combóio com material para as minas do Rand na África do Sul (clique para aumentar) |
Afastando-nos um pouco mais da estação, temos a seguir uma foto penso que de cerca de 1972:
Esse edifício longo do final dos anos 60 ou início dos anos 70 aparece em baixo numa foto mais ou menos recente do recinto do porto e pode-se ver que não fica longe da estação. É o departamento de manutenção:Verde claro: a central eléctrica que fica mais ou menos ao lado do edifício da fachada da estação Castanho claro: edifício longo com telhados baixos em betão um pouco para cá da central eléctrica |
Castanho claro: edifício longo com telhados baixos em betão (Dept. Manutenção) Azul: cobertura metálica sobre a plataforma da estação, com duas partes uma exterior e uma interior Amarelo e preto: gare inicial, mais a ampliação e mais o segundo piso Roxo: edifício auxiliar central existente desde o início Rosa: um dos edifícios auxiliares laterais simétricos que se vê em cima à direita da 3a foto e que vimos aqui na quarta foto Vermelho: cobertura intermédia Castanho escuro: sede do Clube Ferroviário Verde: edifício exterior da estação (vista da praça) |
Acho que ao lado dum dos pavilhões das oficinas do porto e CFM. Serão as chaminés ao fundo da central eléctrica ou outras? |
Locomotiva a vapor no depósito de máquinas moderno dos CFM em Lourenço Marques |
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