Missão Suíça de Lourenço Marques - Casa do lado leste e Av. Mondlane primitiva

Continuando com as fotos dos missionários suíços actualmente Exchange et Mission (DMR) no site da Universidade Southern California (USC) temos mais da primeira missão na antiga Av. Pinheiro Chagas (lugar de Khovo) que podemos organizar espacialmente. 
Começamos com três fotos tiradas mais ou menos do mesmo ângulo duma casa da missão. Elas estão no site como sendo de 1901 a 1907 sendo a igreja actual de 1902 podemos precisar que esta casa é-lhe anterior. 


FOTO 1

FOTO 2

FOTO 3
Mesma casa da missão nas três fotos
Como se pode ver esta casa da missão era formada por um corpo mais longo com uma saliência descentrada e perpendicular a ele na fachada principal.
Na FOTO 4 temos a casa vista doutro ângulo, como se tivessemos rodado 45 graus à direita em relação às três fotos de cima. 

 FOTO 4
Igreja actual vista pelas traseiras e próxima dela a casa da missão com a sua saliência
Já tinhamos visto a igreja mais ou menos na posição da FOTO 4 na última foto desta mensagem que tinha sido tirada da Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré que passa a sul da missão o que dá a primeira indicação de localização da casa.
Na FOTO 5 aparece de novo a casa da missão e a igreja, como se tivessemos rodado mais uns 100 graus para a direita em relação à posição donde se tirou a FOTO 4. Vê-se ao fundo a Baixa da cidade e o estuário para a zona da Matola e vemos pela primeira vez o lado da casa oposto ao da saliência e constamos que aí não tem saliência.

FOTO 5
Verde claro: rua no exterior da Missão
Azul normal: telhado do corpo mais longo da casa da missão
Azul escuro: a saliência, que vemos aqui fica virada para o estuário/sul
Castanho: alpendre da traseira da Igreja
Vermelho: telhado da igreja
Onde ficava isto mais precisamente? Podemos ver no Google Earth em 2010 pois a casa ainda existia nesse ano.

FOTO 6
Verde claro: a rua no exterior da FOTO 5
 era a Av. Mondlane, antiga Pinheira Chagas.
Azul normal: telhado do corpo mais longo da casa da missão
Azul escuro: saliência virada para o centro da missão e para o estuário/sul
Castanho: alpendre da traseira da Igreja
Vermelho: telhado da igreja
Rosa: frente da igreja
Na FOTO 5 identificamos então a Av. Pinheiro Chagas nos seus começos, primeira década do século XX (20). Como a foto mais antiga da avenida que conhecia era de cerca de 1929 demos com estas fotos da DMO um grande salto para trás. 
As FOTOS 7 em que a casa ainda existia são de há poucos anos e foram tiradas a olhar-se para a missão com a Baixa da cidade próxima para sul e para o fundo e à direita a Matola. Na mais antiga no canto superior esquerdo ainda tinha a varanda em redor e via-se a saliência (dois traços azuis mais escuros no lado virado para o centro da missão). Nas fotos centrais mais recentes de Rui Barbosa (com a devida vénia) a degradação tinha aumentado. A legenda é a mesma das FOTOS 5 e 6. 

FOTOS 7
à esquerda: a casa do lado leste ainda tinha a varanda original em redor
ao centro: a varanda tinha sumido e as falhas no telhado tinham-se agravado
Como se via na FOTO 7 a casa estava bastante arruinada mas poderia ter sido recuperada. Infelizmente não foi o que aconteceu. 

FOTO 8
Verde claro: Av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas no exterior da missão
Azul: casa da missão em paredes em 2016 e demolida em 2017
Mais uma vez uma construção que devia ser património nacional porque erigida antes de 1920 foi demolida "nas nossas barbas". Isto devia fazer pena aos moçambicanos não só pela perda dum pedaço material do passado mas também pelo papel que esta Missão Suíça teve no nascimento do seu nacionalismo moderno e na educação de Eduardo Mondlane.  

A FOTO 9 seguinte é a mais antiga da casa provando que era anterior à igreja actual e por isso anterior a 1902. Podemos concluir que é uma vista para nascente = leste mais ou menos oposta à da FOTO 5. A saliência da casa está virada para a direita por onde o terreno vai descendo para a Baixa da cidade. À esquerda da casa iria passar mais tarde a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane mas parecia haver menos árvores que na FOTO 5, comprovadamente posterior a esta por aí se ver a igreja actual. Por trás da àrvore à direita está a casa de missionários com varanda e colunas de que falámos aqui nas FOTOS 4, 5 e 6 (posteriores a esta FOTO 9) e na FOTO 9 indicasse onde a igreja actual foi construida. 

FOTO 9
Rosa: futura posição da frente da igreja actual
Castanho: futura posição da traseira da igreja actual
Azul normal: telhado do corpo mais longo da casa visto de perfil
Azul escuro: a saliência da casa virada para o estuário/sul
Verde claro: onde depois se abriu a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Veremos outra casa da missão que já não existe mas que também conseguimos localizar a partir destas fotos feitas há mais de 100 anos e que certamente até agora ninguém tinha tentado organizar.

Comentários