Missão Suíça de Lourenço Marques - Casa da missão do lado oeste

Continuando com as fotos dos missionários suíços actualmente Exchange et Mission (DMR) do site da Universidade Southern California (USC), depois duma das casas grandes para missionários na missão que ficava para leste = nascente da igreja (capela) actual, vamos ver outra, também na parte alta do terreno da missão quer dizer junto à Av. Pinheiro Chagas, actual Av. Mondlane mas para oeste = poente da igreja.

FOTO 1
FOTO 2
Casa da missão para oeste da igreja, fachada principal virada para sul
A fachada principal da casa destas duas fotos é virada para sul, para o centro do recinto da missão (com o tamhano que tinha na altura) e para a Baixa da cidade. Na FOTO 1 a trepadeira tinha chegado ao telhado da saliência que ficava descentrada para o lado esquerdo e na FOTO 2 tinha ainda só cerca de um metro de altura. 
Na FOTO 3 a trepadeira está muito mais crescida e através dela podemos identificar a casa, esta sua fachada/face e ver quais as fotos mais antigas ou recentes.


FOTO 3
Veremos que a esquina em frente fica a sudeste da casa.
Nota-se aqui melhor que o terreno desce para a esquerda.
FOTO 4
Rodamos quase 90 graus à direita a partir da FOTO 3
A fachada que na FOTO 3 estava à direita aparece à esquerda na FOTO 4 (há uma diferença ...), onde surge à direita uma nova fachada que fica para lá da esquina nordeste da casa.
Podemos colocar as fotos de cima em posição e conseguimos ver três fachadas sucessivas da casa:


MONTAGEM 1
verde: face sul
azul claro: face virada a leste = nascente, para onde estava a igreja ou capela
laranja claro: face norte
Outra foto confirmando a orientação geográfica adiantada em cima: 

FOTO 5
Rosa: entrada da igreja, que fica virada a oeste = poente
Vermelho: telhado da capela que fica no eixo este - oeste
Verde: a face da casa com a trepadeira que fica virada a sul
E podemos também ver que a face da trepadeira (verde) fica virada a sul se olharmos para a FOTO 4 e reparamos que ao fundo do lado esquerdo, quer dizer para onde está voltada essa face, se vê o estuário.
Esta casa de missionários do lado oeste do recinto da missão aparecia também na FOTO 4 com uma vista semelhante à da FOTO 5 mas tirada mais de longe. 
Podemos com todos estes elementos colocar a casa mais precisamente em relação à igreja e à Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane com a seguinte foto já conhecida:

FOTO 6
Roxo: casa para missionários que ficava a nascente = leste da igreja 
e que existia ainda há pouco
Vermelho: igreja, vista das traseiras
Verde: espaço aberto para a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Azul claro: face da casa com janela em cima que se via nas FOTOS 3 e 4
Segue-se um conhecido postal da Missão que agora compreendemos melhor,.pois a casa está à esquerda. Virada para nós está a sua face leste = nascente (azul claro) e a face verde está à esquerda como é indicado pelo topo do telhado da saliência descentrada (a da trepadeira). Esta foto foi então tirada num caminho que passava acima da igreja e como vemos na FOTO 6 por aí havia uma fiada de árvores que separavam a missão da Av. Pinheiro Chagas e que são as árvores que se vêm na FOTO 7 à direita.

FOTO 7
Missão Romande - Estação de Lourenço Marques. Vista para poente = oeste
e a Av. Pinheiro Chagas passaria à direita para lá das árvores.
Falta-nos ver melhor a face norte da casa (ou laranja claro na MONTAGEM 1) o que conseguimos na foto seguinte:

FOTO 8
Face norte = laranja da casa que se via à direita da FOTO 4.
Fica virada para a Av. Pinheiro Chagas
Como já dissemos anteriormente parece-me que o recinto inicial da Missão Suíça a certa altura foi reduzido tendo muitos terrenos sido vendidos a particulares. Podemos ver a sua situção actual no google maps em que a Rua Aniceto do Rosário / Padre Junod passou a dividir o que continuou pertencer à Missão (para a direita = leste = nascente dessa rua) e do que deixou de lhe pertencer (para o lado oposto, quer dizer o do Alto-Maé). Temos uma foto dos anos 30 em que essa divisão está feita embora provavelmente ainda todos os terrenos, para leste e para oeste da rua pertencessem ainda à Missão. No entanto alguns terrenos a sul do lado leste, abaixo da capela e face â Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré foram também vendidos.
Voltando à casa de missionários de cima podemos ver que na segunda metade dos anos 60 ela ainda existia:

FOTO 9
Verde/azul/laranja: casa da missão que temos visto aqui, a oeste da igreja/capela
Castanho claro: via interior que depois 
passou a ser a Rua Aniceto do Rosário, actual Junod
Vermelho: igreja actual da Missão
Verde: Av. Pinheiro Chagas, que limitava o recinto da missão a norte
Como vemos na FOTO 9 a casa de missionários a oeste da igreja focou ficou fora do recinto da missão e não sei se continuou a ser propriedade dela ou não.
Noto que a face da casa virada a oeste = poente = lado do Alto-Maé não foi marcada na FOTO 9 nem indicada no texto de cima. Ela aparece, embora muito de perfil na FOTO 2 do lado esquerdo e aparece na FOTO 5 também à esquerda da trepadeira, distinguindo-se no antigamente bem das outras faces = fachadas por ter um barraco colocado em frente. Não sei se a casa existe ainda e por isso se tera tido muitas ou poucas alterações. 
Essa zona da actual Av. Mondlane aparece na última foto desta mensagem entre a escola primária que foi construida acima da igreja e a entrada na Rua Aniceto do Rosário de um lado e do outro o prédio (colorido) alto que está na esquina das actuais Avs. Mondlane e Palme e em cuja mensagem aparecem outras imagens do local onde esta casa esteve.

Comentários