Missão Suíça de Lourenço Marques - Primeira igreja e casa de missionários. Localização geral.

Mostrámos aqui as primeiras imagens da igreja da Missão Suíça no seu local inicial em Lourenço Marques. Fica aproximadamente a meio do comprimento da antiga Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane e era tradicionalmente chamado Khovo. 
Vamos agora contar um pouco da história e mostrar imagens de entre cerca de 1895 e 1905 em grande parte do site da Universidade Southern California (USC) e que como já disse são lamentávelmente de pouca resolução.
Segundo  Alfredo Pereira de Lima (APL) no livro "Edifícios Históricos de Lourenço Marques" o complexo da Missão na cidade tinha a igreja, escola e residência dos missionários e iremos vendo isso nesta e em mensagens seguintes. A igreja luterana que esteve na sua génese era do cantão francófono de Vaud, a que depois se juntaram igrejas doutros cantões tendo aí tomado o nome de "Missão Romanda" até que se passou a chamar "Missão Suíça". Foi em 1887 que Paul Berthou, o primeiro missionário desta igreja, e a esposa entraram em Moçambique vindos do Transval onde tinham começado a evangelização africana. Em 1895 a missão já tinha instalações (residência e templo/escola) na Av. Pinheiro Chagas. Lembro que por essa altura a grande maiorio da população de origem europeia vivia na baixa da cidade por isso a missão estava adaptada a servir as populações nativas.
Podemos ver aqui a primeira igreja da Missão Suíça construida em 1895:


FOTO 1
Crentes frente à entrada da primeira igreja (chapelle = capela)

FOTO 2
Cerimónia no interior da primeira igreja
Agora com fotos mais abrangentes a localização na zona, que ao fundo se nota ser muito arborizada:
FOTOS 3

Primeira igreja da missão paralela à baixa, com a entrada virada para poente
Ao fundo das FOTOS 3 vê-se o estuário do Espírito Santo que parece próximo pois não tinha sido feito o aterro da Maxaquene e vê-se a Catembe no horizonte.

Introduzo agora nesta mensagem a segunda e actual igreja que foi construida em alvenaria e inaugurada em 1902 (ver aqui em mais fotos da mesma altura, início do século XX). A orientação era a mesma da primeira mas foi construida um pouco mais acima, para norte. Podemos ver isso na foto seguinte mostrando também que as duas igrejam coexistiram pelo menos durante certo tempo.


FOTO 4
à esquerda: casa grande de missionários do lado oeste
centro para a direita: segunda igreja, casa pequena de missionários e primeira igreja
A casa pequena de missionários que se vê na vertical da letra D de DMO+ aparece mais de perto nas FOTOS 5 com a segunda igreja nas proximidades.


FOTOS 5
Casa de missionários pequena à direita ou seja do lado sul da segunda igreja
Esta casa de missionários pequena foi feita de madeira e zinco e erguida sobre pilotis na parte onde o terreno era mais baixo.
Podemos ver onde se localizaram estes edifícios em relação às ruas actuais, algumas das quais nesse tempo estavam simplesmente traçadas e não executadas:

FOTO 6
Vermelho: segunda igreja e Rosa: sua entrada
 
Verde: posição da casa dos missionários pequena
Carmesim: posição da primeira igreja
Laranja: posição da casa dos missionários grande
Verde claro: Av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas
Castanho: Rua Aniceto do Rosário, actual Junod
Creme: Av. Palme, antiga Anchieta
Preto: terrenos da Missão que penso foram vendidos a particulares nos anos 40
Azul: vista da FOTO 4, aproximadamente
Noto que originalmente o terreno da missão ia até à actual Av. Palme e por isso há nas fotos antigas muito mais espaço em frente às igrejas do que é possivel actualmente. A Rua Aniceto do Rosário que dá agora acesso à igreja e que passa a uns 30 metros da sua entrada deve ter sido aberta cortando o quarteirão inicial durante os anos 40. 
Finalmente uma foto que também dirá respeito a esta missão. Em principio podiam ser as primeiras casas para o reverendo Paul Berthoud e a esposa de cerca de 1887, mas há dois senãos: não as encontro no resto das fotos da missão; a qualidade técnica desta foto é muito melhor do que as de 1900-1910. Assim apesar da legenda original pode ter sido uma foto relativamente mais recente doutra missão no seu início.

FOTO 7
The Lourenço Marques Mission station (?)
Ver aqui artigo sobre suíços em Moçambique.

Comentários