Missão Suíça de Lourenço Marques - Clínica do Dr. Garin

Este postal chamava-se Infirmerie du Dr Garin que se sabia ter sido era um missionário da Missão Suíça. De facto a rua descendo para a baixa da cidade de Lourenço Marques (LM) actual Maputo é a actual Av. Lenine, antiga Augusto de Castilho e o terreno verde do lado direito da foto corresponde à missão que foi edificada num lugar tradicionalmente chamado Khovo e que é limitado a norte pela Av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas. Esta igreja cristã protestante luterana chama-se desde os anos 60/70 Presbiteriana de Moçambique. 

FOTO 1
Infirmerie du Dr Garin em Lourenço Marques cerca de 1900-1910

Como veremos em baixo a enfermaria é a casa maior de cor creme e que estava no limite sul da missão. As duas/três casas que se vêm de frente já não estariam ligadas à Missão e ficavam do lado sul da Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré (ver mapa de 1926 em baixo). 
Vamos agora usar fotos históricas da Missão (agora chamada na origem Echange et Missions) que foram armazenadas no site da Universidade Southern California (USC). Como já disse são lamentávelmente de pouquíssima resolução. As suas datas não sâo precisas mas as mais antigas deste conjunto devem ser de cerca de 1900.
A foto seguinte foi tirada de manhã e mostra os missionários Dr. Henri Garin e Louise Urech numa das portas da clínica:

FOTO 2
Missionários e doentes frente à clínica na fachada para nascente = leste

Outra vista semelhante à da FOTO 1, mas com algumas diferenças no edifício a partir das quais poderíamos ver qual é a mais antiga:

FOTO 3
À esquerda vista da fachada para nascente = leste semelhante à da FOTO 1,
em terreno com declive para os dois lados a partir da esquina. 

Na foto seguinte podemos ver principalmente a fachada da clínica virada a sul, embora a fachada vista anteriormente com a porta (desenho arredondado por cima) e duas janelas e o anexo mais baixo se veja ainda à sua direita:

FOTO 4
Vista para norte da clínica, a partir da Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré

Nesta foto vê-se a esquina sudeste do edifício tem uma saliência poligonal de que se via parte no lado esquerdo da FOTO 2.  Na FOTO 4 estava-se mais abaixo do que a clínica devido ao declive da encosta da Maxaquene para a baixa da cidade. Ao fundo e à esquerda da FOTO 4 vemos com a cruz no telhado a igreja/capela localizada mais para o interior do quarteirão da missão. 
Outra foto semelhante à FOTO 4 mas nitidamente posterior:

FOTO 5
Clínica vista aproximadamente na mesma posição da FOTO 4

Continuando a circular no sentido dos ponteiros do relógio em torno da clínica e recuando de novo no tempo para cerca de 1900-1910 podemos ver o seu lado virado para oeste = poente. Na FOTO 6 a Av. Afonso de Albuquerque subia para a Polana pela direita para o fundo da foto e a Av. Augusto Castilho/Elias Garcia descia da esquerda para a direita da foto por trás do edifício. 

FOTO 6
A fachada virada para poente da clínica da Missão Suíça

Rodando um pouco mais no sentido dos ponteiros do relógio a partir da posição donde se tirou a FOTO 6 vemos a clínica nas FOTOS 7 a partir do interior do recinto da Missão (umas dezenas de anos depois seria construída por trás desta vista as oficinas da ampliação da escola industrial):

FOTOS 7 
Clinica em vista para sudeste

Comparando as FOTOS 4 e 5, na 5 vê-se para o lado esquerdo = poente da clínica uma nova construção obstruindo a vista da capela. Essa construção aparece à esquerda na FOTO 8 com a clínica naturalmente ao fundo:

FOTO 8
Clinica ao centro - direita na mesma fachada da FOTO 6 mas posteriormente
Vista no topo sul do recinto da Missão para nascente = leste

Mesmo sendo a FOTO 5 posterior à 4 (e às FOTOS 7) na FOTO 5 os passeios e a Av. Afonso de Albuquerque ainda estavam em terra. 
No artigo seguinte vemos a situação actual deste edifício mas podemos já ver donde foram tiradas estas fotos com a imagem de Google Earth que vemos a seguir. Na FOTO 9 vemos então o local da clínica da Missão Suíça e parece que o edifício existe ainda. Vê-se a sombra de um corpo curvo que suponho corresponde à saliência poligonal do lado sul. A única coisa actual que não havia nas fotos de cima é um alpendre mais saido na fachada para sul, mas pode ter sido acrescento posterior.

FOTO 9
Preto fino: antiga clínica do Dr. Garin
Preto grosso: sombra da saliência poligonal
Branco: ângulos aproximados das fotos de cima
Verde claro: Av. Afonso de Albuquerque, actual Sekou Touré
Castanho: Av. Elias Garcia, depois Augusto Castilho, actual Lenine

Num artigo seguinte vemos a situação actual deste edifício que foi a Clínica do Dr. Garin ha meias de cem anos.

Comentários