Missão Suíça no Chamanculo - Igreja e Rev. Maphophe (1/2)

Segundo  Alfredo Pereira de Lima (APL) no livro "Edifícios Históricos de Lourenço Marques" depois de se instalarem na antiga Av. Pinheiro Chagas (lugar tradicionalmente chamado Khovo) o que temos visto em pormenor, os missionários suíços criaram uma nova missão no prolongamento da Rua do Chamanculo. Foi aí construida uma capela de madeira e zinco que já não existe. Depois com entrada pela Avenida do Trabalho foi construido um chalé de madeira para o primeiro pastor africano, Calvin Mapho(p)he da África do Sul residir e que nos anos 60 ainda existia. Depois foi construída a igreja que existia nos anos 60. 
Com as fotos históricas da Missão Suíça armazenadas no site da Universidade Southern California (USC) vamos poder ver essas instalações ao longo do tempo. Como já disse as fotos são lamentávelmente de pouca resolução e as datas indicadas pouco precisas.


Três imagens da igreja=capela do Chamanculo (ou Nhlamankulu)
 vendo-se a entrada com alpendre.
Só a primeira imagem com pessoas em frente à igreja tem data e que é de de 1944. A foto recente em baixo mostra que não houve alterações notórias no exterior:
Igreja Presbiteriana do Chamanculo em 2014
A foto seguinte é dita ser de entre 1896 e 1911 o mostra o mencionado primeiro referendo africano da igreja em Moçambique provávelmente junto ao referido chalé de madeira.
Reverendo Maphohe e família com filhos, todos jovens
Agora imagens de postais publicados pela da Missão Suíça Romande (cantões de língua francesa) com o reverendo numa fase muito mais adiantada da vida: 
Duas formas de escrever, Mapopé e Maphophe como assinava
Veremos em próxima mensagem outros edifícios desta missão no Chamanculo.

Comentários