Missão Suíça de Lourenço Marques - Saúde e ginástica

Continuando a exploração das fotos disponibilizadas no site da Universidade Southern California (USC) podemos dizer que a Missão Suíça tinha uma concepção holistica da pessoa humana (esta tem direito de patente).
Já vimos as capelas para o espírito. Para o corpo, no campo curativo começamos por uma foto no exterior duma clínica na missão da Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane (lugar de Khovo) e que não me parece que seja o edifício da primeira clínica.
Em frente à clínica o seu pessoal em 1940
Agora foto no interior duma clínica que suponho seja a de cima. Podem-se ver cartazes turisticos da Suíça dos anos 30 relativos a Interlaken e parece-me à linhas ferroviárias, ainda agora grandes atracções mas um bocado deslocadas em relação aos pacientes.
Tratamentos na Clinica em 1935
Temos também uma foto interessante relacionada com medicina de uns 30 anos antes:
Dr. Garin junto a uma mesa de cirurgia em 1906 
O Dr. Garin devia estar numa visita a uma das várias missões que a Igreja tinha no sul de Moçambique e onde tinham de ser usados os meios locais. Não faço se os outros dois senhores fazem parte da equipa médica ou se seriam os pacientes (ou as "futuras vítimas" dadas as circunstâncias).

Passamos agora à parte preventiva que deve ter sido revolucionária em Moçambique. Estas devem ter sido as primeiras aulas de ginástica dadas fora das escolas primárias oficiais que eram para os europeus ou assimilados. Prime iro duas sessões no terreiro entre a casa mais para oeste e a frente das igrejas na missão na Av. Pinheiro Chagas.

Aulas de ginástica frente a uma das residência de missionários
de que se vê principalmente a fachada virada a nascente = oeste
A sessão de ginástica seguinte foi mais ou menos no local das de cima mas fotografada de outro ângulo. Para ser mais explícito, nas fotos de cima o terreno da MIssão desce para a esquerda da foto, na de baixo desce para o canto inferior direito da foto.
 Vê-se a fachada lateral da igreja virada para sul e a pequena casa de missionários

Comentários