Padre Henrique Beurskens em Lourenço Marques, actual Maputo

O housesofmaputo vai lembrar o Padre Henrique porque ele merece, embora que se saiba não tenha sido construtor da cidade. Como tinha dito numa tentativa inicial, sobre o dinâmico e popular Padre "Henrique" (em holandês - Henrik) não encontrava traço na Internet. E era estranho dado que ele devia ter privado com milhares de pessoas tendo sido pároco na Igreja da Munhuana (cidade) e como vi depois membro da congregação dos Maristas que tinha vários colégios. Por isso já tinha resolvido fazer uma mensagem começando pelas minhas fotos que são as duas seguintes:
Padre Henrique dando comunhão na Igreja da Munhuana nos anos 60
Jovial Padre Henrique com jovens discípulos na Munhuana
E tinhamos ainda uma fotografia que vem do blog de Manuela Gonzaga e que esta já publicada no HoM:
Padre Henrique e jovens discípulas no Colégio Barroso na Namaacha
Entretanto podemos completar um pouco mais esta lembrança pois uma nova pesquisa na Internet deu mais resultados.

Primeiro o Padre Henrique aparece num registo parcialmente disponível no Google Books sobre a paróquia de S. Joaquim que era a do Bairro Indígena da Avenida de Angola. 
Desde 1949 Padre Henrique esteve activo nesta paróquia da cidade do caniço
E mais interessante ainda, descobre-se que o Padre Henrique - que usava sempre a sotaina que se vê em cima - foi árbitro de jogos de futebol de bairro como se vê no livro "Eusébio Como Nunca se Viu" de António Ferrari Simões.

Padre Henrique pode também ter sido professor de Eusébio
Deve ter sido o próprio Eusébio que referiu ao autor do livro o Padre Henrique, por isso seria interessante saber se continuaram em contacto quando Eusébio se tornou numa estrela desportiva de nível mundial. 
Estes dois exemplos mostraram-me agora que o dinamismo que transparecia do Padre Henrique para quem o via ocasionalmente era mesmo real.

Comentários

Unknown disse…
Sim é sem duvida o padre Henrique o que me deu a primeira comunhão e o que me casou.
Unknown disse…
Faz hoje (6/10/2021) 37 anos que o padre Henrique me casou no Mosteiro dos Jeronimos e foi ao meu almoco de casamento. Fez a minha primeira comunhao na igreja da Munhuana em Lourenco Marques ha 50 anos. Que saudades deixou! Ja falecido creio ha trinta anos.