O housesofmaputo vai lembrar o Padre Henrique porque ele merece, embora que se saiba não tenha sido construtor da cidade. Como tinha dito numa tentativa inicial, sobre o dinâmico e popular Padre "Henrique" (em holandês - Henrik) não encontrava traço na Internet. E era estranho dado que ele devia ter privado com milhares de pessoas tendo sido pároco na Igreja da Munhuana (cidade) e como vi depois membro da congregação dos Maristas que tinha vários colégios. Por isso já tinha resolvido fazer uma mensagem começando pelas minhas fotos que são as duas seguintes:
E tinhamos ainda uma fotografia que vem do blog de Manuela Gonzaga e que esta já publicada no HoM:
Padre Henrique dando comunhão na Igreja da Munhuana nos anos 60 |
Jovial Padre Henrique com jovens discípulos na Munhuana |
Padre Henrique e jovens discípulas no Colégio Barroso na Namaacha |
Primeiro o Padre Henrique aparece num registo parcialmente disponível no Google Books sobre a paróquia de S. Joaquim que era a do Bairro Indígena da Avenida de Angola.
Desde 1949 Padre Henrique esteve activo nesta paróquia da cidade do caniço |
Padre Henrique pode também ter sido professor de Eusébio |
Deve ter sido o próprio Eusébio que referiu ao autor do livro o Padre Henrique, por isso seria interessante saber se continuaram em contacto quando Eusébio se tornou numa estrela desportiva de nível mundial.
Estes dois exemplos mostraram-me agora que o dinamismo que transparecia do Padre Henrique para quem o via ocasionalmente era mesmo real.
Comentários