Postal antigo e prédio da telegrafia na Av. da República de Lourenço Marques

FOTO 1
Avenida da República de Lourenço Marques, actual 25 de Setembro de Maputo
Este postal traz uma vista inédita da cidade talvez nos anos 20/30 pelo aspecto do automóvel. De interesse geral vê-se principalmente um carro de bois e dois enormes tonéis e um calhambeque a fazer uma ultrapassagem.
Do lado esquerdo para o fundo vemos o prédio Bridler e atendendo à distância a que se encontra podemos localizar a zona mais próxima na foto como sendo frente ao Mercado Municipal. Seleccionando a parte mais informativa do postal:

FOTO 1 zoom
Castanho: prédio Bridler
Amarelo: prédio Martha da Cruz, ainda existente mas agora agência bancária
Verde: aí tem de ser a entrada para a Rua da Mesquita
Roxo e rosa: prédio de dois pisos e varanda alpendrada de esquina
Vermelho: pela distância à Rua da Mesquita, 
tem de ser 
a entrada para a Travessa da Palmeira
Azul: Av. da República em vista para oeste = poente
Como já vimos noutros casos a varanda alpendrada que se via no prédio de dois pisos na esquina pode ter sido retirada quando a moda passou ficando o prédio com a fachada a direito. É sem varanda alpendrada que o vamos encontrar na actualidade na esquina da Av. da República com a Travessa da Palmeira e mostraremos nas três montagens seguintes totalizando seis fotos. 
Na primeira montagem vemos essa travessa junto à antiga Av. da República de dois ângulos diferentes e pode-se observar o prédio na sua esquina poente: 


MONTAGEM 1
Roxo e rosa: prédio antigo de dois pisos na esquina
Vermelho (na foto da esquerda): Travessa da Palmeira vista para sul
Amarelo: parte sul do prédio Martha da Cruz, ainda existente
Carmesim: telhado da Casa Elefante
Azul: Av. da República 
Mais duas vistas desse local em que se vê melhor a Casa Elefante com o alpendre sobre o passeio e o prédio antigo à direita da travessa (clique nas fotos para aumentar):

MONTAGEM 2
Roxo (e rosa): prédio antigo de dois pisos na esquina 
Vermelho: Travessa da Palmeira vista para sul
Carmesim: telhado da Casa Elefante
Azul: Av. da República, à direita seguindo para oeste = poente
Depois de parecer abandonado, o prédio tem instalado junto à Travessa da Palmeira no rés do chão um talho por isso temporáriamente está a salvo. 
Temos agora imagens da ponta oposta onde se nota alteração. À esquerda temos a foto mais antiga (mas já com o talho) e à direita a mais recente:


MONTAGEM 3
Roxo: prédio antigo de dois pisos que começa na esquina da Travessa da Palmeira
Castanho: mesma porta nas duas fotos na ponta oeste = poente do prédio
Carmesim: telhado da Casa Elefante
Como se pode ver na MONTAGEM 3 a janela ao lado da porta depois de ter estado tapada foi alargada e o reboco da fachada foi retirado. Parece ter sido um trabalho cuidado e até tem bom aspecto mas se não se pensar em preservação o prédio vai acabar por ficar uma pessegada e é pena. 
Agora uma foto antiga já conhecida daqui mostrando a zona doutro ângulo:


FOTO 3
Vista para sul-sudeste com a mesma legenda das fotos de cima.
 A preto é o actual Hugo Boss
Podemos ver que na FOTO 2 (postal) à direita (para poente = oeste) do prédio (roxo) havia outro encostado de dois pisos também com varanda alpendrada mas na FOTO 3 havia aí um prédio térreo, nesse local na esquina com a Rua da Mesquita. 
Nessa esquina foi construido nos anos 50 o prédio moderno que se vê muito de lado nas fotos da MENSAGEM 3 do lado direito e que apareceu aqui destacado. 

Tinhamos em mensagem anterior mostrado o edifício da telegrafia na Av. da República mas de que não sabiamos o local preciso. Pensámos que fosse do lado oriental = leste = nascente da Baixa mas comparando-o com o postal e fotos recentes vemos que é o prédio antigo de dois pisos. Pode-se confirmar na foto seguinte por à sua esquerda haver uma pequena rua que é então a Travessa da Palmeira e por mais para a esquerda no limite da foto se ver um alpendre sobre o passeio que é então o da Casa Elefante tal como existe ainda.

FOTO 4
Direcção da rede telegráfica sul em 1937
Numa foto de cerca 1929 (última do lado direito) vê-se que a varanda do lado esquerdo (lado nascente = Travessa da Palmeira) continuava para o lado direito do prédio mas que era aí mais fechada, o que vendo bem também parece acontecer na FOTO 4 embora não seja muito claro.

Ficamos assim a saber que direcção da rede telegráfica sul era na actual 25 de Setembro, esquina com a Travessa da Palmeira, que esse prédio ainda existe e como está agora. 

Comentários