Residências do Estado em Lourenço Marques, actual Maputo de 1947

Segundo a dissertação de mestrado "OBRAS PÚBLICAS EM MOÇAMBIQUE, Inventário da produção arquitectónica executada entre 1933 e 1961" do Arq. André Renga Faria Ferreira esta grande construção com duas residências foi projectada em 1946 por Augusto Rodrigues da Silva das Obras Públicas em 1946 para uso do chefe de gabinete do Governo Geral (no rés do chão) e dum ajudante (no primeiro andar). 
Vamos ver que ficava numa esquina e tinha as duas fachadas bastante diferentes. Não conheco a localização exacta mas deve ser na Ponta Vermelha perto do Governo-Geral e deve ainda existir, com mais ou menos modificações. 
A fotos são de 1947 e reproduzidas da publicação Moçambique Documentário Trimestral que foi digitalizada e incorporada na Biblioteca Digital da Memória de África através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África. O desenho é da dissertação acima citada.


FOTO e DESENHO 1

Edifício construído. Aqui era a entrada para o rés do chão, residência do chefe
Desenho do projecto. Notam-se algumas diferenças em relação ao construído

A outra fachada, perpendicular à da FOTO 1 pela diferenciação de alguns elementos (mas as janelas por exemplo são as mesmas) parecia mais moderna principalmente porque tinha uma escadaria central saliente e protegida por placas brise soleil e não tinha a porta com cunhal arredondado.
FOTO 2
Fachada considerada lateral
Na FOTO 2, pelo volume à esquerda com revestimento mais escuro, podemos ver que o R/C da construção atribuido ao chefe de gabinete tinha mais compartimentos e em compensação o primeiro andar atribuido ao adjunto beneficiava de mais terraço. 
Na FOTO 2 temos a entrada para o primeiro andar servido por uma escadaria central protegida por placas brise soleil. 
Como referência pode-se ver o cume do telhado sobre essa escadaria no limite do lado esquerdo da FOTO 1. Por isso se circulássemos ao longo da fachada da FOTO 2 para a direita e quando chegássemos à esquina rodássemos à esquerda iríamos encontar a fachada principal da FOTO 1 e a entrada para o rés-do-chão. 

Comentários