Umbeluzi - Quinta experimental / Estação agrícola (1/6)

A pequena localidade de Umbeluzi fica a uns 20 km para leste de Lourenço Marques (LM), actual Maputo na estrada nacional para Boane. Estando na margem do Rio Umbeluzi, devido à abundância de água e fertilidade do solo foi aí criada no início do século XX uma quinta experimental do Estado. Nesta mensagem veremos a evolução dum edifício inaugurado em 1911 cujo nome foi mudando mas esteve sempre associado à experimentação agrícola:
Inauguração da Estação (Agrícola) em 1911 - ACTD

Os mesmos edifícios e outros mais pequenos que os rodeiam aparecem na revista Ilustração Portuguesa no início de 1912 com a legenda em baixo. A IP é disponibilisada pela Hemeroteca de Lisboa e esta imagem que foi retocada pelo HoM é aqui reproduzida com a devida vénia.

Casa do director e escritórios do Jardim Experimental de Lourenço Marques

Penso que se vê parcialmente à esquerda e com dois pisos a estação agronómica com data de 1909 que se vê na montagem de duas fotos da segunda mensagem neste site sobre o Umbeluzi.
Passando para cerca de 1929, temos simplesmente uma evolução do nome:
Mesmos edifícios chamando-se Quinta Experimental

E passando para tempos mais ou menos recentes:


Mesmos edifícios cerca de 2010 (fotos www.digitalnoindico.blogspot.com)

Neste postal penso que carimbado em 1921 podemos ver cinco das actividades da Quinta Experimental, nessa altura já com outra variante do nome, Estação Agrónomica:
Cinco aspectos da Estação Agrónomica do Umbeluzi

Vê-se como indicam as legendas experiências de cultura de tabaco, viveiros de árvores florestais, frutíferas e ornamentais, um abrigo dos viveiros, uma grade trabalhando o terreno puxada a bois e gado da Estação bebendo no rio. 
Cerca de 1929 os viveiros deviam ter tido certa evolução mas a foto não é clara sobre o que aí se representa:
Viveiro da quinta cerca de 1929

Ver mensagem seguinte sobre o tema clicando aqui,

Comentários