Visita de Carmona em 1939 - na Praça Mac Mahon

Tratamos aqui da visita do presidente da República Portuguesa Óscar Carmona a Lourenço Marques na Praça Mac Mahon, actualmente Maputo e Praça dos Trabalhadores. A visita aconteceu em 1939 e o que mostramos deve combinar duas ocasiões, uma a passagem de Carmona quando regressava da viagem em navio ao norte de Moçambique (vimo-lo a sair do porto para a praça aqui na penúltima foto) e outra que suponho terá sido uma cerimónia de homenagem aos combatentes da primeira Grande Guerra cujo padrão ou monumento ocupa o centro da Praça.


FOTO 1
Carmona entre a estação e o monumento com as oficinas para o fundo à direita. 
Estão todos virados para leste = nascente.
Carmona estava entre o Ministro e o Governador-Geral que deve estar a olhar para o topo do monumento que tinha sido inaugurado em 1935, e exactamente na posição relativa em que caminharam na Baixa (ver quarta e quinta fotos aqui). Vê-se o arcebispo D. Teodósio Clemente Gouveia um pouco à esquerda.
A FOTO 1 é dos álbuns da viagem de Carmona disponibilisados pelo site oficial português Memória de ÁfricaSeguem-se do mesmo site imagens de fraca qualidade reproduzidas da publicação Moçambique Documentário Trimestral que foi digitalizada e incorporada na sua Biblioteca Digital através de protocolo para a cedência de conteúdos assinado entre a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Portugal-África.


FOTO 2
Foto virada para norte. Carmona faz continência junto ao monumento.

Na FOTO 2 Carmona tinha-se deslocado da borda do pequeno relvado na parte central da Praça onde estava na FOTO 1 para mais junto do monumentoDepois da praça estava a  Av. General Machado, actual Guerra Popular do lado nascente = oeste da qual se via um edifício da direcção de serviços dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e mais para o fundo o volume alto dos anos 30 da fábrica Vitória/Reunidas.
A foto seguinte foi tirada do centro da Praça e aproximadamente na mesma direcção da FOTO 2 mas para lá do monumento. Vê-se em primeiro plano o que penso ser antigos combatentes e para o fundo vê-se melhor o que ficava à esquerda na FOTO 2.

FOTO 3
Após a esquina da Praça com a Av. Gen. Machado vê-se
o edifício dos CFM mais próximo do que na FOTO 2
Da posição das FOTOS 2 e 3 mas rodando um pouco para a direita ...

FOTO 4
Vista aproximadamente para norte, 
ao fundo o prédio Santa Maria na Av. General Machado
A esquina entre a Av. General Machado, a Praça e a Rua Consiglieri Pedroso ao centro - esquerda da FOTO 4 parecia vazia nessa altura e é a que contém actualmente o prédio Abreu.
Agora uma vista mais distante sobre a Praça e para a parte central / alta da cidade.

FOTO 5
No canto superior vê-se como na FOTO 2 a esquina sudoeste do prédio Santa Maria.

Na FOTO 5 a estátua tapa de vista o que seria a entrada na Rua Consiglieri Pedroso para quem saísse da Praça e que devia estar como se vê aqui na primeira FOTO. Para a direita da estátua via-se na FOTO 5 o prédio da clarabóia que ficava na face nascente = leste da Praça. 

Volta-se a ver essa face nascente = leste da Praça e o prédio da clarabóia mais de perto na FOTO 6:

FOTO 6
Carmona no lado sul da Praça
A FOTO 6 foi tirada mais ou menos para nordeste. Carmona está de costas para o lado nascente = leste da Praça e olhando na direcção da entrada no porto.
A foto final foi tirada mais ou menos na mesma direcção mas em sentido oposto ao da FOTO 4. Mostra a parte da frente da estação de Caminhos de Ferro nessa altura (na FOTO 1 tinhamos só visto a sua ponta norte, a mesma que aparece aqui muito parcialmente cortada):

FOTO 7
Estação dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques
embandeirada para a visita de Carmona em 1939
Em mensagem seguinte veremos mais fotos da Praça nos anos 30.

Comentários