COOP - mais fotos dos prédios PH cerca de 1975

Estas fotos são reproduzidas do facebook de Luis Trabulo com a devida vénia e relacionam-se com os prédios mais altos do bairro da COOP (os PH, Propriedade Horizontal) no período em que Moçambique acedeu à independência, provávelmente em 1975.
Na primeira foto temos o último dos PH de dez andares a ser construído e que fica a sudeste da rotunda do cruzamento entre as actuais Avs. Kaunda, antiga N.S. de Fátima e Lenine, antiga Augusto de Castilho.
PH da COOP engalanado para os "amanhãs que cantam"
Agora uma vista para poente tirada dum dos PH:
Vista para a Malhangalene e Alto-Maé,
com a mancha escura da Mafalala no "caniço" à direita
Segue-se uma vista para nordeste, mais ou menos em direcção oposta à da foto anterior e por isso doutra fachada do prédio. Como se vê pelas janelas abertas à direita a foto foi tirada quase na paralela à fachada, que faz um ângulo de cerca de 40 graus com a avenida Augusto de Castilho, actual Lenine. 

Vista (supostamente) para o Quatro Estações muito ao fundo na marginal
O prédio donde foi tirada a foto em cima ficava na actual Av. Lenine, antiga Augusto de Castilho onde foram construídos os PH de 12 andares. Depois do bairro de residências em banda a sul (parte das quais suponho que estas), a meia distância via-se um outro PH da COOP mais para leste = nascente e que era um dos de 10 andares frente à actual Av. Kaunda, antiga Nossa Senhora de Fátima. 
Esta vista para poente mostra o bairro no início dos anos 60 vendo-se que primeiro foram construidos os PH de 10 andares e que eram ainda só quatro dos cinco que agora existem:
Laranja: Av. Nossa Senhora de Fátima, actual Kaunda
Verde: Av. Augusto de Castilho, actual Lenine
Azul: Rua General Bettencourt, actual da Base Tchinga
Vermelho: os quatro primeiros PHs de 10 andares, faltando o da primeira foto.
Rosa: espaço para os PH de 12 andares
Concluimos com foto recente dum dos PH mais altos da COOP construidos depois da foto de cima ter sido tirada e no espaço aí marcado a rosa:

PH de 12 andares colocado em espinha na Av. Lenine

Comentários