Fotos do General Bettencourt pela cidade de Lourenço Marques - outras visitas

Repetindo a lenga lenga, fotos na maioria do site casacomum da Fundação Mário Soares que segundo consta é paga pelos meus impostos. 
Aqui fotos do General Bettencourt em visitas pela cidade de Lourenço Marques para se ver os edifícios e um pouco da vida social, desta vez. Começamos pela estação de Caminhos de Ferro em 1942:
À partida do Ministro das Colónias Vieira Machado para a União Sul Africana
Mesmo local, chapéu reposto na cabeça do ministro e foto mais centrada
As duas personalidades estavam a passar sob uma cobertura metálica no átrio entre o edifício comprido da gare de que se vê o extremo leste à direita das fotos e o edifício exterior da estação de que se vê a galeria para a saída ao centro-esquerda das fotos. A cobertura é mesma que a actual mas uma modificação que se nota é que havia uma divisória na vertical para o lado sul das linhas de combóio e agora não há (ver aqui o local nas últimas fotos).
Agora a foto da chegada do ministro após essa visita:
À saida da estação, regresso do ministro depois de visita à União Sul Africana
Neste artigo explica-se essa parte da estação e na sua primeira foto de 1961 aparece na fachada lateral da gare de passageiros as letras MARQUES que se viam para o fundo na foto de cima de 1942. 
Passamos para 1944 para ver em frente à mesma estação de Caminhos de Ferro uma foto da chegada do Cardeal Cerejeira, Patriarca de Lisboa para a extensa visita a Moçambique e cujo ponto alto foi a inauguração da catedral de Lourenço Marques. O Cardeal fez um memorável discurso na sessão solene de recepção na Câmara Minicipal (ver a partir daqui).
Cardeal saindo do porto para a Praça Mac Mahon 
onde recebeu as chaves da cidade a 12 de Agosto de 1944. 
Temos na foto de cima o General Bettencourt à esquerda, o Cardeal com o colar da cruz ao meio e o Arcebispo D. Teodósio Clemente Gouveia também na primeira fila e de óculos mais à direita. Ao fundo o navio Serpa Pinto (por coincidência grande militar explorador português que esteve pela primeira vez em Moçambique em 1869 e foi marcante nas disputas com os ingleses pelas fronteiras do Niassa em 1890). O navio e parte desta visita são bem retratados no site restos de colecção (que tem a mesma foto de cima).
Ainda em 1944:
Governador Bettencourt acompanhando o Cardeal na visita ao Museu Álvaro de Castro
Governador Geral de Moçambique em visita mais pessoal:
General Bettencourt na Livraria Minerva Central com o proprietário J.A. Carvalho
Em 1942 na Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane perto da Pero de Alenquer, actual Cabral:
De visita ao que se chamou depois Sindicato
Pode ver-se o edifício actualmente com a mesma escadaria de corrimão em curva:
Antigo Sindicato, se houvesse uma foto recente melhorzinha ...

Comentários