Fotos na maioria do site casacomum da Fundação Mário Soares que apesar do nome segundo consta é paga pelos meus impostos. Acompanhamos inaugurações e o lançamento duma primeira pedra feitas pelo General Bettencourt, Governador Geral de Moçambique de 1940 a 1946 em Lourenço Marques (LM), actual Maputo tentando assim visualizar melhor a cidade antiga.
A caminho da sé catedral católica num dos dias da inauguração em 1944 |
Outras inaugurações:
Inauguração da Mansão dos Velhos Colonos em 1946 (interior aqui) |
Inauguração da Maternidade Indígena em 1940 |
Podemos confirmar as entradas dos edifícios vistos acima, principalmente a da Mansão, por outras fotos deles da mesma altura:
Mansão e maternidade indígena |
temos a foto seguinte:
Governador Bettencourt à esquerda no lançamento da primeira pedra do edifício dos Organismos Económicos em 1944 |
Ao fundo vê-se o Prédio Fonte Azul que como tinha sido alugado a diversas repartições públicas era pejorativamente conhecido por "Curral das Juntas". Traduzindo, um curral é onde se guardam animais e as juntas eram organismos que o Estado foi criando e que a população devia achar que eram equivalentes a mais "tachos". E como os bois também funcionam em juntas (pares) tudo isto faz sentido, subliminarmente. Sobre a complexa organização corporativa do Estado Novo e o papel das juntas ver aqui um sumário muito interessante.
Comentários