Fotos do General Bettencourt pela cidade de Lourenço Marques - inaugurações

Fotos na maioria do site casacomum da Fundação Mário Soares que apesar do nome segundo consta é paga pelos meus impostos. Acompanhamos inaugurações e o lançamento duma primeira pedra feitas pelo General Bettencourt, Governador Geral de Moçambique de 1940 a 1946 em Lourenço Marques (LM), actual Maputo tentando assim visualizar melhor a cidade antiga.
A caminho da sé catedral católica num dos dias da inauguração em 1944
Penso que no terreno que o General Bettencourt pisava foi depois construido o prédio do jornal Diário. Por trás parece ser a esquina noroeste do Jardim Vasco da Gama, actual Tunduru no início da descida da Rua da Rádio para a Henrique de Sousa.
Outras inaugurações:
Inauguração da Mansão dos Velhos Colonos em 1946 (interior aqui)
Inauguração da Maternidade Indígena em 1940
Este edifício do Hospital Miguel Bombarda em 1938 estava aparentemente construido mas pode ter demorado mais algum tempo a ser equipado e a ser inaugurado. Em 1941 estava em pleno funcionamento.
Podemos confirmar as entradas dos edifícios vistos acima, principalmente a da Mansão, por outras fotos deles da mesma altura:
Mansão e maternidade indígena
Ilustrando esta informação dum Documentário Trimestral de 1944
temos a foto seguinte:
Governador Bettencourt à esquerda no lançamento
da primeira pedra do edifício dos Organismos Económicos em 1944
Ao fundo vê-se o Prédio Fonte Azul que como tinha sido alugado a diversas repartições públicas era pejorativamente conhecido por "Curral das Juntas". Traduzindo, um curral é onde se guardam animais e as juntas eram organismos que o Estado foi criando e que a população devia achar que eram equivalentes a mais "tachos". E como os bois também funcionam em juntas (pares) tudo isto faz sentido, subliminarmente. Sobre a complexa organização corporativa do Estado Novo e o papel das juntas ver aqui um sumário muito interessante.

Comentários