Gare da Machava dos CFM em 1972 e em 2006

Esta foto é de Yves Traynard e foi tirada cerca de 2006. Mostra a Gare da Machava dos Caminhos de Ferro de Moçambique com uma inesperada torre de controlo em estilo streamline moderne que não sei quando foi construida mas deve ser dos anos 50. 
Gare da Machava em 2006
A Machava devia ser um ponto importante na linha de caminho de ferro para a África do Sul (Ressano Garcia), Suazilândia (Goba) e Rodésia (Limpopo) e a torre de controlo seria para a estação de triagem (formação dos combóios) que deve ser a razão do movimento que se mostra nas fotos seguintes. Estão à venda em Plumb Loco e foram tiradas por Geoff Plumb, de que falámos também aqui, numa expedição fotográfica realizada ao sul da África en 1972, três anos antes da independência de Moçambique. 
Estação da Machava, adivinhando-se a traseira da gare de cima à esquerda.
Locomotivas a vapor e a diesel.
Outra foto na Machava em 1972. 
Como indica a legenda de Geoff Plumb a locomotiva a vapor n. 901 dos CFM era do tipo Garratt, o que quer dizer a locomotiva normal com a caldeira estava ao centro de dois tenders que carregavam o carvão. Aqui deve explicar melhor as vantagens e desvantagens desse tipo de locomotivas.

Comentários