General Bettencourt e as tribunas de honra em Lourenço Marques de 1939 a 1947

As duas primeiras fotos são de uma tribuna de honra em Lourenço Marques (LM), actual Maputo na parada do 28 de Maio em 1945, com a presença do Governador-Geral e de que não é dada a localização.

FOTO 1 - 1945
General Bettencourt correspondendo às honras militares. 

Esta tribuna devia ter a cobertura mais saliente ao centro pelo que se vê no canto superior esquerdo da FOTO 1. Nada devia ser construção definitiva por isso as colunas deviam ser em metal, tectos em chapa ou madeira, etc.

FOTO 2 - 1945
Entidades e principalmente madames na mesma tribuna

Esta questão das tribunas em LM é interessante e vamos ver agora várias instaladas na cidade por esses tempos e tentar compará-las, voltando no fim a esta primeira de 1945. 
A mais antiga aqui é de 1939 em que uma tribuna amovível foi instalada do lado sul da Praça 7 de Março para a entrega das chaves da cidade à chegada do Presidente Carmona. A sua parte central era de dois pisos e arredondada como recordamos aqui:



FOTOS 3 - 1939
Tribuna está lado direito = sul das três fotos, à esquerda o Capitania Building(s)

Também para o Presidente Carmona houve em 1939 outra tribuna instalada temporáriamente em frente ao Mercado Municipal como vimos aqui.

FOTOS 4 - 1939
Vistas na Av. da República mais ou menos para nascente = leste 
com uma tribuna do lado direito 
Pode-se ver que esta tribuna é completamente diferente da das FOTOS 3 pois a parte elevada do centro é angular e não arredondada. Por isso havia em LM em 1939 depois da visita de Carmona, duas tribunas desmontadas e que podiam ser montadas onde fosse necessário.
Passamos para 1940 e vamos ver a tribuna utilizada para a cerimónia da inauguração da estátua e da Praça de Mousinho de Albuquerque, actual da Independência como se viu aqui e que foi instalada do lado sudoeste da praça:


FOTO 5 - 1940
Vermelho: espaço em frente à tribuna  (foto tirada da catedral em construção)
Verde, azul e laranja: três faixas de circulação da actual Av. Samora

Se partirmos do princípio que em 1940 foi utilizada uma das tribunas de 1939, a da FOTO 5 é diferente das duas de 1939 (FOTOS 3 e 4) mas é mais provável que fosse uma variante da da FOTO 4 do que da da FOTO 3 porque a parte central é angular e não arredondada. A alteração teria sido retirar a parte mais elevada da tribuna das FOTOS 4 onde se viam as quinas, o que não parece ser difícil porque em princípio a construção era modelar. Mas também é possivel que alguém achasse que as tribunas de 1939 não serviam e tivesse decidido fazer/comprar uma nova.
Mais duas fotos de 1940 onde não se vê melhor a tribuna da FOTO 5 mas pode-se apreciar a sua posição:

FOTOS 6 - 1940
Vermelho: espaço em frente à tribuna, do lado sudoeste da Praça
Verde, azul e laranja: três faixas de circulação da actual Av. Samora
A partir de 1940 a Praça e redondezas passou a ser o palco das cerimónias públicas mais importantes. Temos a foto duma tribuna usada em 1941 e de que era dito que estava a poente da Praça, por isso certamente na mesma posição das FOTOS 5 e 6.

FOTO 7 - 1941
General Bettencourt e família à saída da tribuna em 1941

Comparando a FOTO 7 com a FOTO 5 relativamente ao número de colunas que ficam para a esquerda do centro, vemos nos dois casos primeiro um par de colunas próximas encostadas ao centro e depois para a esquerda delas, quatro outras colunas espaçadas regularmente. Pode então estimar-se que em 1941 foi usada a mesma tribuna de 1940 e como era dito no texto que tivesse sido instalada no mesmo local.
No ano seguinte nota-se uma grande modificação em relação aos dois anos anteriores. Pelo que se vê também de imagens do desfile (aqui a penúltima imagem dupla deve ter sido tirada da tribuna ou junto a ela), em 1942 a tribuna foi instalada mais ou menos em frente ao cruzamento da actual Av. Samora com a Av. Fernão de Magalhães sobre a faixa de circulação do lado poente (essa faixa tem marca laranja nas FOTOS 6 e na FOTO 8 em baixo).
FOTO 8 - 1942
Amarelo: nova colocação da tribuna na descida da actual Av. Samora para a Baixa,
 um pouco acima do Teatro Gil Vicente

Vermelho: espaço em frente à tribuna
Verde, azul e laranja: três faixas de circulação da actual Av. Samora 

(a laranja teria sido cortada)
Rosa: espaço em frente aonde esteve a tribuna em 1940 e 1941

Pelo aspecto geral rectangular a tribuna da FOTO 8 de 1942 parece ser a dos dois anos anteriores mas não há detalhe detalhe nenhum para ser ter a certeza. 
Tendo visto as tribunas de 1939 e 1942, cronológicamente passaríamos agora para a tribuna das FOTOS 1 e 2. O que se pode ver é que ela tinha as colunas redondas como em 1941 e presume-se então como em 1940 e em 1943. Quando ao número de pisos e pormenores de desenho não se vêm nas FOTOS 1 e 2, por isso não podemos comparar com essas mas não devia ser muito diferente. 
Temos ainda uma foto de tribuna em 1947 que tem algumas semelhanças com a de 1940 da FOTO 5 mas por exemplo não tem a parte central mais elevada e nota-se que as alas não são em linha recta, um dado que anteriormente não tinha sido possível observar. Quanto ao local presumo que continuasse a ser a meio da descida da actual Av. Samora porqe se vêm aí carris do carro eléctrico. Todavia pelas árvores que se vêm por trás talvez tivesse sido deslocada para o lado nascente da avenida ficando por exemplo na praceta em frente ao monumento a Carmona.
Tribuna de honra em LM em 1947 em local não identificado na fonte
Recapitulando, parece-me que a tribuna das FOTOS 3 de 1939 não foi reutilizada e pode ser que com mais ou menos variantes a tribuna das FOTOS 4 de 1939 tenha sido utilizada pelo menos até 1945. Mas as imagens são tão pouco ilucidativas que certezas não pode haver e fica a idea geral sobre o que se foi passando.

Comentários