A Câmara Municipal de Mafra tem um arquivo a que já nos referimos aqui e de que mostramos agora mais elementos interessantes sobre Lourenço Marques.
O primeiro é uma moldura com uma foto da baixa da cidade vista de leste para oeste centrada na Av. da República, actual 25 de Setembro e como veremos em baixo deve ser de cerca de 1956.
Vermelho: onde se construiu o prédio grande. No lugar do Teatro Avenida havia uma casa de madeira e zinco. Branco: notava-se bem onde tinha sido feito o aterrro Rosa: Pendray Azul: Prédio Nauticus em acabamentos Verde claro: fortaleza reabilitada Amarelo: Estatística ampliada Castanho escuro: Casa Hillman na Av. da República Castanho claro: bombeiros da Baixa Laranja: Seguros Lusitana na primeira fase Carmesim: Cervejas Reunidas |
Ver o texto da legenda em baixo |
Na moldura de cima vê-se o Parque Silva Pereira com o chafariz, que a praceta Infante D. Henrique não estava aberta, via-se a escola comercial pelas traseiras, o instituto comercial entre o liceu e a escola do seus lados direito = nascente e mais para o fundo o hospital ainda com o edifício principal original.
O que estava escrito na moldura e presumívelmente estava também na de cima era: Os estudantes laurentinos de origem indiana. A sua Exl. o ministro do Ultramar Prof. Raul Ventura. Maio de 1957.
Agora uma interessantíssima imagem dum ângulo nunca visto de Lourenço Marques (e que eu saiba não houve outra cidade com esse nome) no ano de Cristo de 1840:
Colecção de gravuras portuguesas - LM 1840 |
Comentários