Missão de Gago Coutinho na Ponta do Ouro e no Sul de Moçambique entre 1907 e 1910

O ACTD tem um grande número de fotografias dos trabalhos da missão geodésica da África Oriental, executados no sul de Moçambique de 1907 a 1910 (ver detalhes em baixo).
O futuro almirante e pioneiro da aviação Gago Coutinho como oficial de Marinha passou 3 anos da sua vida a calcorrear o sul de Moçambique para fazer cartas e a estabelecer a fronteira de Moçambique actual. Avaliando as fotos parece-me ter sido um trabalho fisicamente durissimo para não falar dos acidentes e doenças a que a equipa estaria sujeita e do conforto muito limitado. E estes trabalhos foram contínuamente sendo feitos por estas equipas nos territórios sob administração portuguesa numa vida de dedicação dos seus membros ao seu país e à ciência.
Começamos com fotos complementando o que vimos para a Ponta do Ouro em que explicámos melhor estas missões e já aparecia uma das fotos desta dirigida por Gago Coutinho.
Ponta do Ouro, vista do lado sul
Marca do Monte do Ouro (fronteira sul de Moçambique com a África do Sul)
Fazemos aqui a ligação a outros trabalhos desta missão relacionados com as fronteiras ainda actuais do sul de Moçambique:
 Marca do marco IX em Ressano Garcia (fronteira a oeste com a África do Sul)
Marco da fronteira Suazi (também a oeste, mais a sul de Ressano Garcia)
As fotos seguintes dão melhor ideia dos trabalhos da missão geodésica. A primeira num reconhecimento arriscado:
Coutinho reconhecendo
Na foto de baixo os espelhos devem estar a reflectir o sol mas não sei para onde apontam nem para que servem as pirâmides que vimos também em duas fotos anteriores:
Landins (africanos) apontando heliotropos
Estes trabalhos muitas vezes implicavam a abertura de grandes clareiras nas florestas, por exemplo para demarcar fronteiras entre países quando elas não correspondiam a divisões naturais.
Rua aberta na floresta pelos trabalhadores africanos
Finalmente parte da equipa de origem europeia:
Oficiais da Marinha de Guerra Portuguesa: 
Tenente Rocha, Gago Coutinho, Sacadura Cabral, Tenente Filipe de Carvalho 
Relembro que Gago Coutinho como navegador e Sacadura Cabral como piloto e que estavam ao centro desta foto foram a tripulação da primeira travessia aérea do Atlântico Sul ligando Portugal ao Brasil em 1922.

Detalhes sobre as fotos:
Um album de fotografias no site do ACTD  tem a seguinte informação:"Contém este álbum 146 fotografias que documentam os trabalhos da missão geodésica da África Oriental, executados no sul da província de Moçambique, nos anos de 1907 a 1910. Lisboa, Janeiro de 1921; Ass. Gago Coutinho chefe da Missão".
ACTD tem mais (342 fotos) com a informação: Negativos que correspondem às provas do álbum MGG/Alb4 "Missão Geodésica da África Oriental 1907-1910". As legendas atribuídas aos negativos foram transcritas a partir da correspondência com as provas do álbum. Os restantes negativos complementam a mesma missão. Os negativos, oriundos do Centro de História/IICT, encontravam-se dispersos por diversas caixas incluidas no núcleo da Comissão de Cartografia. Foram tratados e disponibilizadas no âmbito do projecto FCT HC/0067/2009, “Meio século de ciência colonial: olhares cruzados sobre o arquivo e a actividade científica da Comissão de Cartografia (1883-1936)”; Author: Gago Coutinho; Local: Moçambique (Fronteira sul); Data: 1907 -1910

Comentários