A FOTO 1 vem do livro História dos Caminhos de Ferro de Alfredo Pereira de Lima que faz parte das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
FOTO 1
Pousada dos Caminhos de Ferro em Lourenço Marques (LM), actual Maputo |
Esta pousada ficava perto da Praça dos Pioneiros, actual 16 de Junho e como esta vista é mais ou menos para poente = oeste da cidade ao fundo para a direita e numa posição mais elevada do terreno perto da palmeira talvez seja o hospital da Missão de S. José de Lhanguene. Vê-se à esquerda da FOTO 1 uma entrada com uma pintura decorativa pelo que devia ser aí uma recepção ou um edifício de serviços comuns.
Neste artigo tinha referido a expulsão de cidadãos indianos de Moçambique em retaliação à invasão da Índia Portuguesa por Nehru em 19 de Dezembro de 1961 (artigo O Público) e aqui pode-se ver uma foto dessa situação tirada por Ricardo Rangel. Se bem (ou melhor, se muito mal) me lembro, esses cidadãos enquanto aguardavam o desenrolar do processo foram internados nalguns destes edifícios e antes da sua utilização programada logo depois da sua construção. O calendário parece ajustar-se pois se a expulsão terá sido posta em prática para o início de 1962 na foto seguinte de Harrison Forman vê-se a construção do conjunto em Abril de 1961 e por isso para o fim desse ano uma parte deles poderia estar já completada.
Podemos ver parte desta pousada, certamente já doutros ângulos com fotos que já foram usadas nas mensagens sobre a parte ocidental do recinto do porto e onde se detalha as construções principais à vista (aqui, aqui e aqui).
Primeiro uma vista para leste com a Baixa de LM ao fundo, a pousada à esquerda e o recinto do porto à direita:
FOTO 3
Amarelo: Pousada dos CF de Moçambique Laranja: Praça dos Pioneiros Verde: fim da Av. 24 de Julho Roxo: Estrada das estâncias Azul: depósitos da Caltex Vermelho: Av. da República, actual 25 de Setembro Castanho: Armazéns antigos |
Os armazéns antigos ao início da Estrada das estâncias deviam ser do tempo do cais da estâncias e ser de madeira e zinco. Nos anos 60 tinham ainda grandes letras pintadas na fachada mas vê-se mal esse pormenor na FOTO 3.
Agora uma vista para sudeste com o extremo do cais dessa altura ao fundo (centro-alto da foto):
FOTO 4
Pousada dos CFM no canto inferior esquerdo da foto |
Estes edifícios continuam a existir como se vê no Google Earth:
FOTO 5 - Google Earth
Os prédios da Pousada ficam a "sul" da que se chamava a Av. Azevedo Coutinho, actual da OUA e mais ou menos em frente ao Matadouro e aos Transportes Oliveiras. O acesso a eles fazia-se no entanto por uma estrada a sul da Av. Azevedo Coutinho que saia da praça e que se chamava Av. Nuno Álvares e que está marcada na FOTO 5.
Não me recordando agora das cotas dos terrenos na zona, acho que a razão para o acesso à Pousada não ter sido feito pela avenida principal é explicado pelo mapa de 1940-50. Vê-se que havia barreira na zona onde se veio a construir a Pousada (polígono amarelo). Havia assim parte do futuro terreno que estava ao nível da Av. Azevedo Coutinho mas a maior parte estaria para sul da vertente da barreira e a um nível inferior. Assim desbastou-se a parte a nível mais elevado da barreira para se criar no nível inferior o grande terreno plano que se vê na FOTO 1. Esta não é muito clara mas deve ter sido tirada do nível da Av. Azevedo Coutinho e assim vê-se aí o alisamento da barreira para o nível mais baixo (que era em parte natural e em parte criado como explicado acima). Como não era prático fazer-se a entrada para a Pousada por esse declive ela foi feita pela outra face do terreno, mais baixa e mais a sul.
Comentários
Onde posso encontrar a legenda da foto do mapa a preto e branco?