Polícias sinaleiros em Lourenço Marques, no Natal e não só ...

Esta é uma imagem conhecida do álbum de fotografias "Recordações de Lourenço Marques" de Carlos Alberto Vieira e dos anos 50/60.

FOTO 1
Polícia sinaleiro na Baixa 
vendo-se o Scala e o Breyner & Wirth ao fundo
Nesta foto por qualquer motivo testosteronal eu olhava para o lado esquerdo e não reparava no que estava em primeiro plano nem no que estava ao lado do sinaleiro. Mas uma reportagem com texto e fotos do suplemento O Ilustrado do jornal Notícias de Lourenço Marques das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto chamou-me à razão. A data era Natal de 1933 e o assunto era "boas festas para os sinaleiros" que se percebe então era uma tradição na cidade. 
Podemos assim nas três fotos seguintes ver sinaleiros em actividade com caixas de prendas ao lado do seu pequeno plinto, no cruzamento da Av. da República, actual 25 de Setembro com a Av. D. Luis, actual Samora junto aos célebres cafés Continental e Scala (Pastelaria nesta foto). O local das FOTOS 2, 3 e 4 era próximo de onde estava o sinaleiro da FOTO 1 mas com o aumento do tráfego rodoviário assumo que o receptáculo das prendas tivesse nos anos 50/60 sido deslocado para local mais protegido (a faixa de estacionamento a meio da avenida) do que era o meio do cruzamento das FOTOS 2, 3 e 4 de 1933. 

FOTOS 2, 3 e 4




Vistas para a esquina sudoeste do cruzamento
Nestas FOTOS 2, 3 e 4 do Natal de 1933, para sul da Av. da República e do lado esquerdo da esquina via-se ainda a estreita Rua da Fonte que seguia para a Praça 7 de Março. Podemos ver assim melhor a casa na esquina que tinha aparecido aqui do lado direito por exemplo na primeira foto e que noutras fotos tinha sido marcada com o traço vermelho. 
A conhecida FOTO 5 seguinte é dum Natal nos anos 60, no mesmo cruzamento da Av. da República com a Av. D. Luis e penso que do mesmo ângulo que a FOTO 1. Parece-me que o polícia sinaleiro está só a participar na farsa dos palhaços Pepito e seu comparsa (de Coisas de Antigamente): 

FOTO 5
Num grupo FB "à maneira", perguntar-se-ia: "Ainda se lembram"? 😉
Passamos agora para fotos de sinaleiros que não são da quadra natalícia. Na primeira também de Carlos Alberto Vieira e já mostrada no HoM, continua-se no mesmo posto das FOTOS 2, 3 e 4 mas visto tendo-se rodado 90 graus para a direita em relação à direcção das FOTOS 2, 3 e 4. Vê-se o Prédio Pott ao fundo na esquina e para ambos os lados dela.

FOTO 6
Vista para noroeste do cruzamento entre as Avs. da República e D. Luis
Uma foto similar e da mesma altura do FB de Tona Melo com a devida vénia:

FOTO 7
Vista para a subida da Av. D. Luís, actual Samora
Noutros artigos aparecem mais fotos com sinaleiros noutros locais da cidade nos anos 50/60: no cruzamento do Ho Ling na Av. Paiva Manso e no cruzamento da Escola Industrial na Av. Augusto de Castilho.
Finalizo com uma foto de Santos Rufino publicada em 1929 que não consigo localizar mas que deve ser na Polana ou Ponta Vermelha dado o declive e a grandeza das casas (parecem-me ser para altos cargos da administração)

FOTO 8
Sinaleiro fardado mas descalço numa esquina 
de zona residencial de Lourenço Marques, actual Maputo

Comentários