Estradas na zona da Matola: ponte e estrada antiga em fotos e mapas (1/2)

Tinhamos falado da ponte General Bettencourt (GB) sobre o Rio Matola junto à sua foz no estuário do Espírito Santo, actual de Maputo inaugurada em 1948 e fazendo parte da estrada nacional entre Lourenço Marques, o Umbeluzi e a Namaacha
Tinhamos aí mostrado duas fotos duma primeira ponte da Matola mas ficado sem perceber em que local era. Agora com a ajuda de mapas antigos e re-analisando uma foto vamos esclarecer que essa ponte foi ao lado da ponte GB e por isso onde está a ponte actual.  

FOTO 1
A primeira ponte da Matola com trânsito automóvel
FOTO 2
A mesma ponte vista de mais longe.
A estrada entre LM e o Umbeluzi foi construida em 1917 pelos caminhos de ferro com traçado alternativo à linha férrea, por isso esta ponte é de cerca de 1917.  
Para se perceber melhor vamos primeiro ver um mapa de 1915 com o rio Matola descendo de norte para sul com muitas curvas dada a planície:

MAPA 1 de 1915 - clique para aumentar
Amarelo: estrada primitiva para o Umbeluzi sem ponte sobre o Rio Matola, 
assim com passagem certamente assegurada por batelão (na zona verde)
Laranja claro: estrada da Anhana (?) que ligava a Machava 
à mesma passagem do rio da estrada para o Umbeluzi
Preto:  caminho de ferro para Goba de cerca de 1910 
que tinha ponte própria como vimos aqui
Carmesim: antiga estrada de Lydenburg, claramente sem ponte no mapa
Azul acinzentado: caminho de ferro para Ressano Garcia 
que tinha ponte própria cruzando o rio mais para norte
Castanho claro: estrada entre a Machava e a Matola Estação com muitas curvas

Segue-se um mapa dos anos 50 já com a ponte General Bettencourt (dentro do círculo verde) e onde podemos ver outras vias de comunicação na zona. Podemos também ver para a direita da ponte e sul da estrada o novo bairro da Matola Rio bem urbanizado. O MAPA 2 é um pouco maior na parte de cima do que o MAPA 1 pois nesse a Matola Estação estava junto ao topo enquanto que no MAPA 2 estava muito mais para baixo. A largura representada nos dois mapas é mais ou menos a mesma. 

MAPA 2 de 1958-63 em edição de 1967 - clique para aumentar
Amarelo: estrada para o Umbeluzi feita em 1917 
com a ponte GB sobre o Rio Matola (na zona verde)
Laranja claro: estrada nova da Matola com traçado 
só em parte seguindo o da antiga estrada da Anhana (?)
Preto: caminho de ferro para Goba, como em 1915
Carmesim: antiga estrada para Lydenburg que não se via bem se tinha ponte
Azul acinzentado: caminho de ferro para Ressano Garcia, como em 1915
Castanho escuro: estrada (nova) para Ressano Garcia
Podemos ver nos dois mapas que a estrada para o Umbeluzi para a esquerda = oeste do Rio Matola tinha neles um traçado diferente. No MAPA 1 fazia umas curvas depois da passagem do rio e no MAPA 2 tinha seguido mais ou menos o traçado recto que estava previsto para um canal de --ção (que provávelmente não foi construido ou estaria relacionado com o abastecimento de água do Rio Umbeluzi para a cidade de Lourenço Marques, actual Maputo). 
A antiga estrada em terra batida para o Lidemburgo do tempo das carretes puxadas a bois entrava na África do Sul uns 10 km a sul da fronteira de Ressano Garcia que foi estabelecida cerca de 1890 para a linha de combóio. Via-se no MAPA 1 que em 1915 era ainda a única estrada nessa direcção e para nela se cruzar o rio Matola seria preciso um batelão. No MAPA 2 dos anos 50/60 continuava desenhada mas não sei para que servia porque como aí se vê também havia uma nova estrada internacional aberta mais para norte seguindo aí o traçado da linha de caminho de ferro. Essa estrada e a linha passavam ambas pela Matola Estação em direcção à Moamba para depois dessa localidade seguirem caminhos bastante separados até Ressano Garcia.
Podemos ver a estreita faixa do sul de Moçambique no mapa seguinte, também do Instituto Cartográfico do Exército Português, mostrando as vias de comunicaçao mencionadas em cima na sua globalidade. Temos Lourenço Marques (LM), actual Maputo na costa do Índico à direita e as vilas fronteiriças de Ressano Garcia a norte com a África do Sul e Namaacha a sul com a Suazilândia para a esquerda.


MAPA 3 talvez dos anos 40 - clique para aumentar
Amarelo: estrada para Umbeluzi e Boane onde bifurcava para 
Goba (não aparece pois fica mais para sul do paralelo de LM) e Namaacha
Preto: caminho de ferro para Goba
Carmesim: primeira parte da antiga estrada para Lydenburg
Azul acinzentado: caminho de ferro para Ressano Garcia
Castanho escuro: estrada para Ressano Garcia 
(que no circulo atravessa território da África do Sul)
Rosa: estrada Moamba para Goba

Voltando à ponte das FOTOS 1 e 2 como é de 1917 está explicado porque não está representada no MAPA de 1915 (dado que a linha castanha original está aí interrompida). E pelo que vimos nos mapas essa ponte só poderia ter sido no seguimento da estrada velha da Matola e da estrada da Anhana (?) e onde veio a ser também construída a GB. 
De facto na segunda foto desta mensagem pode-se ver uma ponte para jusante da General Bettencourt que será certamente a das FOTOS 1 e 2. Provávelmente ela terá continuado aí com papel menor até ser demolida para dar lugar à ponte actual, altura na qual a ponte GB terá sido por sua vez relegada a ser suporte das condutas de água do Umbeluzi.
Em baixo temos uma foto de há alguns anos donde a estrada para o Umbeluzi atravessa o rio Matola. Estavamos aí do lado oeste do rio olhando para o lado da Matola e a paisagem estava completamente diferente da das FOTOS 1 e 2. Mesmo o rio (que não se vê nesta foto) parece ser agora muito mais estreito do que era cerca de 1920.


FOTO 3
Pontes da Matola: a General Bettencourt  dos arcos 
e uma mais moderna à direita que não se nota na foto
Mais sobre estradas na zona da Matola neste artigo.

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