Casa Hillman na baixa de Lourenço Marques, actual Maputo nos filmes de 1950 a 1952

A Cinemateca Portuguesa dispõe no seu site de vários filmes antigos sobre Lourenço Marques, actual Maputo. Em dois deles que são do início dos anos 50 aparece o prédio da Casa Hillman original, uma firma sul africana, ainda muito isolado do lado norte da Av. da República, actual 25 de Setembro. Como não há boas fotos de tempos antigos desse belíssimo edifício art-deco/modernista, apresento aqui imagens retiradas desses filmes, principalmente do intitulado Aspectos duma Capital.
Recordo que a primeira mensagem no HoM sobre a Casa Hillman principalmente com fotos de cerca de 2011/2012 mostrando em particular as suas decorações em relevo pode ser vista aqui.

FOTO 1
Prédio da casa Hillman, que deve ser dos anos 40, visto para nordeste
Para melhor orientação, a piscina do Desportivo e o campo do Sporting (Maxaquene) estariam uns 200 metros para trás da esquina do prédio que tem a torre e em direcção à barreira. 
Fui ver nas fotos mais recentes o que tinha acontecido às bonitas letras em relevo do topo da fachada principal e conclui-se que devem ter sido raspadas pois o edifício tornou-se sede dum ministério. Mas com atenção vê-se que ficaram algumas marcas principalmente do S e do H:



FOTO 2

CASA HILLMAN (clique na foto para aumentar e olhe com atenção)
Agora o edifício visto mais ou menos de lado, com a imagem tirada de frente aonde está agora o Teatro Avenida na antiga Av. da República, actual 25 de Setembro. 



FOTO 3

Vista para poente = oeste com a Casa Hillman à direita
Na FOTO 3 depois da Casa Hillman notam-se um ou dois edifícios baixos, depois passaria a Rua da Imprensa, depois vê-se a antiga Cadeia Civil com telhado em V invertido, por trás dela as Finanças/BNU/Biblioteca de dois pisos, depois os Correios e depois o prédio do B&W mais para o fundo.
A FOTO 4 é mais uma imagem de filme vendo-se o prédio da Casa Hillman na mesma posição geral da FOTO 3 mas mais de longe. Estava na direcção dum poste colocado numa rotunda que deixou de existir o mais tardar nos anos 60. Essa rotunda estava marcada a vermelho nesta mensagem sobre as corridas de automóveis que se realizavam na Baixa por esses tempos.



FOTO 4

Casa Hillman ao fundo da rotunda na esquina que havia na zona do Luna Parque
Na FOTO 4 vê-se que do lado da Casa Hillman não havia ainda prédios altos nesse quarteirão. A foto seguinte já conhecida e provávelmente da primeira metade dos anos 60 foi já tirada do cimo dum desses prédios (de que falámos aqui) e dá-nos a vista para poente = oeste da Av. da República na sua zona mais oriental, antes dos antigos Luna Parque e a mata dos eucaliptos. 



FOTO 5

À esquerda (sul): prédio do Avenida, depois os da EMOL e do Restaurante Marialva
À direita (norte): estação de serviço streamline, depois terreno
 com obra em fundação e depois a Casa Hillman vista de lado
Na FOTO 5 vê-se o cruzamento da Av. da República que segue para o fundo com a Rua da Imprensa que passa aí na transversal. 

A FOTO 6 foi tirada nesse cruzamento com semáforo e colocando-nos na Rua da Imprensa de costas para o estuário a olhar para onde ela se liga à Av. Augusto Castilho onde esta inicia a subida para a alta da cidade. Nessa posição deixamos de ver a Casa Hillman mas ela estaria uns 200 metros para a direita da FOTO 6 e face à Av. da República que cruza a imagem na transversal da esquerda (oeste = poente) para a direita (leste = nascente).



FOTO 6

Os bombeiros à direita pouco depois da esquina nordeste do cruzamento.
Ao alto da parte mais íngreme da subida da actual Lenine a torre da central telefónica.
Vimos este local aqui há pouco tempo. Noto que onde estavam os bombeiros e a casa térrea que os antecede mais junto à esquina foi nos anos 60/70 construido o prédio 33.

Comentários