Depósito de máquinas junto às vilas dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques

Temos nesta foto o depósito de máquinas que estava em uso em 1929 visto do lado poente = oeste = de Ressano Garcia. Esta foto foi então tirada entre ele e a placa giratória e cujas posições foram explicadas aqui e mostradas aqui também.
Um lote de locomotivas na remisse do depósito em 1924.
A foto de cima é da obra de Alfredo Pereira de Lima (APL) História do Caminho de Ferro em Moçambique disponibilizado pela Biblioteca Pública Municipal do Porto. 
Na foto recente seguinte (de autor zug55 e armazenada no flickr, com a devida vénia) à esquerda estão as traseiras do mesmo depósito de máquinas de cima ou dum seu herdeiro directo. A diferença mais nítida é que o antigo tinha chaminés/respiros na cobertura e o presente não tem, mas a certa altura pode-se simplesmente ter-se instalado um sistema de exaustão dos fumos no tecto usando novas tecnologias mais eficazes e ter-se retirado as chaminés.
Vista do recinto dos caminhos de ferro para norte da estação
Na foto de cima vê-se ainda por trás da palmeira a parte mais a poente do primeiro conjunto de vilas construidas para os trabalhadores dos caminhos de ferro no início do século XX (20). Era dele o topo com telhado em V invertido que se vê à esquerda da primeira foto, para lá da entrada no depósito de máquinas que ficava mais à esquerda = mais para norte.

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