George Woods deve ser um fanático por locomotivas a vapor pois veio de Inglaterra ou dos Estados Unidos à África Austral em Agosto de 1973 de propósito para as ver. Felizmente fez muitas fotos de muito boa qualidade que colocou no flickr e vamos aqui apresentar uma selecção delas. Já tinhamos visto o caso semelhante de Geoff Plumb que esteve também em LM em 1973 numa excursão organizada que durou três semanas.
As duas primeiras fotos de George Woods são junto à estação de Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, actual Maputo:
Na linha da plataforma a sul da gare |
Na linha da plataforma a norte da gare |
Aproveito também para mostrar uma locomotiva a vapor que está actualmente exposta na estação em foto que penso ser de zug.
Locomotiva número 9 dos CFM |
Alfredo Pereira de Lima no livro História dos Caminhos de Ferro de Alfredo Pereira de Lima que faz parte das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto colocou a foto seguinte que tinhamos já visto a propósito das vilas dos caminhos de ferro que se vêm por trás da locomotiva. A foto tem uma legenda muito explícita:
Locomotiva n. 5 da série 5 a 11 (consegue-se ver o 5) |
Pode-se ver que a n. 9 da estação é igual à n. 5 por isso deve mesmo ter havido uma série pelo menos da 5 à 9. Se bem me lembro o concessionário privado da linha de Lourenço Marques, Coronel McMurdo tinha adquirido três locomotivas e talvez tivesse adquirido a quarta. Suponho então que a série 5 a 11 tivesse sido já adquirida depois da nacionalização e quando a ligação à África do Sul estaria eminente. Na última foto desta mensagem vimos a primeira locomotiva portuguesa a chegar a Pretória e parece ser do mesmo tipo das número 5 e 9, pelo pouco que se consegue ver.
Finalmente fui comparar as locomotivas n. 5 e 9 com as primeiras de McMurdo e pode-se ver que diferem nalguns pormenores pois aí a cabine tinha duas janelas laterais e o depósito lateral tinha cantos direitos enquanto nas n. 5 a 11 havia janela única e os cantos do depósito lateral eram arredondados (clique na montagem para aumentar)
Finalmente fui comparar as locomotivas n. 5 e 9 com as primeiras de McMurdo e pode-se ver que diferem nalguns pormenores pois aí a cabine tinha duas janelas laterais e o depósito lateral tinha cantos direitos enquanto nas n. 5 a 11 havia janela única e os cantos do depósito lateral eram arredondados (clique na montagem para aumentar)
Primeira(s) locomotiva(s) de Moçambique de McMurdo em 1887. |
PPR_35_Tonner_4-6-0T_Portuguese (wikipedia) |
Mais fotos de locomotivas de George Woods em LM aqui.
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