Fotos de combóios a vapor de George Woods e comparações de locomotivas pioneiras (1/3)

George Woods deve ser um fanático por locomotivas a vapor pois veio de Inglaterra ou dos Estados Unidos à África Austral em Agosto de 1973 de propósito para as ver. Felizmente fez muitas fotos de muito boa qualidade que colocou no flickr e vamos aqui apresentar uma selecção delas. Já tinhamos visto o caso semelhante de Geoff Plumb que esteve também em LM em 1973 numa excursão organizada que durou três semanas.
As duas primeiras fotos de George Woods são junto à estação de Caminhos de Ferro de Lourenço Marques, actual Maputo:
Na linha da plataforma a sul da gare
Na linha da plataforma a norte da gare
Aproveito também para mostrar uma locomotiva a vapor que está actualmente exposta na estação em foto que penso ser de zug.
Locomotiva número 9 dos CFM
Alfredo Pereira de Lima no livro História dos Caminhos de Ferro de Alfredo Pereira de Lima que faz parte das colecções da Biblioteca Pública Municipal do Porto colocou a foto seguinte que tinhamos já visto a propósito das vilas dos caminhos de ferro que se vêm por trás da locomotiva. A foto tem uma legenda muito explícita:
Locomotiva n. 5 da série 5 a 11 (consegue-se ver o 5)
Pode-se ver que a n. 9 da estação é igual à n. 5 por isso deve mesmo ter havido uma série pelo menos da 5 à 9. Se bem me lembro o concessionário privado da linha de Lourenço Marques, Coronel McMurdo tinha adquirido três locomotivas e talvez tivesse adquirido a quarta. Suponho então que a série 5 a 11 tivesse sido já adquirida depois da nacionalização e quando a ligação à África do Sul estaria eminente. Na última foto desta mensagem vimos a primeira locomotiva portuguesa a chegar a Pretória e parece ser do mesmo tipo das número 5 e 9, pelo pouco que se consegue ver. 

Finalmente fui comparar as locomotivas n. 5 e 9 com as primeiras de McMurdo e pode-se ver que diferem nalguns pormenores pois aí a cabine tinha duas janelas laterais e o depósito 
lateral tinha cantos direitos enquanto nas n. 5 a 11 havia janela única e os cantos do depósito lateral eram arredondados (clique na montagem para aumentar)
Primeira(s) locomotiva(s) de Moçambique de McMurdo em 1887.
Na wikipedia é dito que a NSAZM que operou a linha para LM do lado sul africano aberta em 1885, em 1887 comprou duas locomotivas das quais uma foi vendida em 1898 para ajudar à construção da linha Pretória-Pietersburg. Esta locomotiva da fábrica Nasmyth, Wilson & Company só por ter estado na linha para LM chamaram-lhe a "portuguesa":
PPR_35_Tonner_4-6-0T_Portuguese (wikipedia)
Pode-se ver que esta era diferente dos três modelos de locomotivas realmente portuguesas visto em cima.
Mais fotos de locomotivas de George Woods em LM aqui.

Comentários