Fotos de Lourenço Marques nos anos 60 de Fernando Pinho

Fernando Pinho publica frequentemente nos grupos de facebook Alto-Maé LM e Kanimambo pequenas "estórias" sobre Lourenço Marques (LM) e estas são cinco fotos suas de boa qualidade dos anos 60. Parece-me serem anteriormente desconhecidas na Internet e talvez sejam todas dum mesmo fotógrafo profissional mas infelizmente não é indicada a fonte. São aqui reproduzidas com a devida vénia, um pouco reenquadradas e com contextualização ligeira dos locais.
Primeiro uma foto tirada do prédio Pott (Avenida Buidings) na Baixa de LM, actual Maputo da Av. da República olhando para a Praça 7 de Março que lhe fica a sul.

FOTO 1
Stand das Rifas (neste caso do Sporting), Casa Coimbra
Standard BankEstatística dos anos 60 e JCE na segunda fase

Outra foto na Baixa, esta com vista para nascente = leste e chegada via delagoabayworld. Estamos na mesma Av. da República da FOTO 1 mas uns 300 metros mais para poente = oeste.

FOTO 2
Perto do cruzamento com a Av. Manuel de Arriaga, actual Marx,
à direita com a Casa Bayly, BNU de 1964 e a Casa Coimbra vista na foto anterior.

Pode-se ver na FOTO 2 que a Casa Bayly na esquina sudeste do cruzamento tinha o reclame luminoso da Kodak que depois apareceu na posição equivalente na sua também de esquina entre a mesma Av. da República e a General Machado, actual Guerra Popular.
Agora uma foto tirada penso que do prédio Andrade no bairro do Alto-Maé ao fim da Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane e olhando para o lado da Polana.

FOTO 3
À esquerda o edifício do Bazar Rajá com o Cine Variedades
e à direita os primeiro e segundo quarteirões (largos) da Av. Pinheiro Chagas

Segue-se uma foto tirada mais à frente na Av. Pinheiro Chagas a caminho da Polana e olhando na direcção do Alto-Maé donde tinha sido tirada a FOTO 3.  

FOTO 4
Foto tirada do prédio da Ronil com os bombeiros novos de perfil
 e ao centro direita o Prédio Jacinto (Fonsecas) para poente do cemitério

Finalizando, uma foto tirada dum prédio ainda na Av. Pinheiro Chagas das duas fotos anteriores e vendo-se a traseira do Colégio dos Irmãos Maristas, a chegar à Polana.

FOTO 5
Vê-se ao centro direita a traseira do edifício fotografado
 recentemente por Carlos Monteiro na terceira foto aqui

Comentários