Fotos do Bairro central com vista para a Ponta Vermelha na antiga Lourenço Marques

Mais uma mensagem baseada em imagens reproduzidas de anúncios de postais (dos verdadeiros, em papel) colocados no site de coleccionismo delcampe.net. Obrigado ao site e aos seus anunciantes por, mesmo sem o querer, nos darem a oportunidade de ficar a conhecer melhor a antiga cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo. Como já disse, como compensação espero que estes artigos despertem o interesse de potenciais compradores para os muitos artigos que vão aí sendo postos à venda. 
Começamos com uma foto até agora pouco conhecida, apresentada aqui sem e com legenda. É uma vista da zona central da cidade de LM tirada para sudeste e em que se vê à direita a ligação entre o estuário e a baía e que ficaria abaixo da Ponta Vermelha:

FOTO 1

Branco: terreno da Missão Suíça com a capela de telhado em V invertido
Laranja: prédio acima da Escola Industrial. Na parte inferior aparece tapado 
por um prédio mais baixo na face leste da Missão (o da loja Babcock)
Vermelho: prédio do Pigalle
AmareloHotel Santa Cruz
Castanho: Isauro Lopes
Roxo: prédio dos reclames da  "Spur Cola" e da Pepsi na Av. 24 de Julho, 
(ver aqui na FOTO 4 e aqui na primeira com o da Pepsi)
Os prédios modernistas creme e rosa de que se vêm as traseiras em primeiro plano da foto tinham frente para a Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré. Presumo que a FOTO 1 tenha sido tirada deste prédio que fica na esquina sudeste do cruzamento das Avs. Pinheiro Chagas e Anchieta, actuais Mondlane e Palme. Mais para o fundo dela podem ver-se também os Hotéis Aviz, por trás do Santa Cruz e o Girassol com árvores em frente. Ficam ambos no limite do plateau (mais o Girassol, o Aviz tinha uma avenida de permeio), junto à barreira da Maxaquene. 
A foto seguinte é também da zona central da cidade e foi tirada com ângulo semelhante ao da FOTO 1 mas de um local situado um pouco mais para poente = oeste, penso que do topo do prédio da Ronil (Rocha Martins). Grande parte dos pontos mais marcantes da FOTO 2 apareciam também na FOTO 1 e por isso não lhes repito a legenda. 


FOTO 2
Rosaprédio de gaveto na esquina sudeste 
do cruzamento das Avs. 24 de Julho e Anchieta, actual Palme.
Azul escuroPrédio do Cortiço
O Hotel Universo não se via na FOTO 1 pois estava para trás (poente = oeste) donde ela foi tirada e os dois últimos prédios da legenda da FOTO 2 não se viam na FOTO 1 também devido ao ângulo.
As marcas a preto na FOTO 2 são para sublinhar que para o início dos anos 60 ainda havia muitas casas de telhado de zinco na zona do cruzamento entre a Av. Manuel de Arriaga, actual Marx e Andrade Corvo, actual Min. A zona tem também muitos edifícios interessantes dos anos 40 e 50, poucos dos quais conseguimos ver no HoM.
Parece-me que pelo menos o postal da FOTO 2 fez parte duma série com fotos coloridas tiradas dos prédios altos existentes na parte central da cidade na primeira metade dos anos 60. Outro que penso ser da mesma série deverá ser o segundo deste artigo que mostra a Av. Pinheiro Chagas com o Alto Maé para o fundo = poente = oeste perto do cruzamento com a Av. Manuel de Arriaga actual Marx onde teria a Baixa para a esquerda = fundo = sul. Aparece aí o prédio da RONIL que é donde deve ter sido tirada a FOTO 2

Comentários